Última atualização
29/10/2024 14:08:43

O ENCONTRO NORDESTINO DE CULTURA é um projeto que consiste na estruturação desses eventos que são de grande importância para o povo sergipano e nordestino, uma vez que os festejos representam muito na construção da identidade do sergipano.

O forró é um dos principais produtos turístico de Sergipe. Historicamente, os festejos juninos representam muito para a cultura, para o turismo e para a economia sergipanos. A realização de grandes festas promove a manutenção do patrimônio imaterial de Sergipe, na medida em que proporciona a apresentação de inúmeras atrações culturais, para os sergipanos e para os turistas que lotam a capital e o interior do estado no período junino. É a junção de três importantes ações em comemoração ao ciclo junino: o Arraiá do Povo, o Arraiá do Gonzagão e o Arranca Unha.

O Encontro Nordestino é organizado no Governo de Sergipe desde 2007. Em 2019 comemoramos os 12 anos do Arraiá do Povo, essa grande festa que reúne as famílias em torno da celebração do ser nordestino. Trata-se de uma festa tradicional, que promove o aquecimento da economia local, através da geração de empregos diretos e indiretos, além de gerar grande fluxo de pessoas das mais diversas regiões, atraídas pelas manifestações culturais, das tradições juninas, através de apresentações artísticas, comidas típicas, quadrilhas e danças folclóricas. O evento reúne, em média, 200.000 pessoas por ano, em torno da manutenção e divulgação da identidade cultural sergipana e do intercâmbio cultural. Estes pilares atraíram famílias sergipanas e turistas de todas as localidades para os festejos juninos tradicionais.

Os principais objetivos deste evento são: Contratação de artistas para apresentação nos Festejos Juninos, fortalecendo a identidade cultural; movimentação da economia da cultura, do comércio formal e informal; intensificação do trade turístico; difusão e fortalecimento da cadeia produtiva da cultura, sobretudo os artistas do gênero forró; fortalecimento das tradições nordestinas; criar condições para que Sergipe seja o país do forró; proporcionar a divulgação das variadas manifestações culturais sergipanas entre turistas e a população sergipana; incentivar a economia local, por meio da geração de emprego e renda oriundos das atividades de comércio e de serviços desenvolvidas durante o evento e em decorrência dele; incentivar o turismo interno no Estado de Sergipe, promovendo visita à capital sergipana por parte da população residente no interior do estado; ser opção de lazer para toda a família, em função da diversidade de atrações apresentadas no espaço; permitir o acesso livre e indistinto ao público, possibilitando o acesso irrestrito aos bens culturais por parte da população e promover o sentimento de pertencimento e de orgulho por meio da valorização da sua identidade cultural.