Em razão da Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, que acontece de 1º a 7 de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a importância dos cuidados preventivos com a saúde bucal. As ações preventivas evitam doenças como o câncer bucal, que afeta cerca de 15 mil brasileiros anualmente, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Entre os serviços disponibilizados aos sergipanos estão o programa Sorrir Sergipe, que atua durante a ação itinerante do ‘Sergipe é Aqui’ com foco na detecção precoce do câncer de cavidade oral e na promoção da saúde bucal. Desde o início, o programa já ofereceu cerca de 1.500 avaliações bucais, identificando 42 casos suspeitos que foram acompanhados para diagnóstico e tratamento nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).
Os CEOs são administrados pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e oferecem uma assistência odontológica especializada qualificada à população. As unidades já realizaram mais de 16 mil atendimentos nos dois primeiros quadrimestres de 2024.
De acordo com a referência técnica de Odontologia da SES, Fernanda Cosenza, estima-se que quase 90% da população não realiza a higiene bucal de forma adequada. “Por isso, é importante reforçar os cuidados e a adoção de hábitos saudáveis como uma boa rotina de escovação, especialmente após as refeições e antes de dormir, utilização do fio dental, manter uma alimentação equilibrada e a realização de consultas odontológicas regularmente”, orientou.
Sinais e sintomas
Alguns sintomas requerem atenção e podem indicar casos de câncer bucal. São eles: ferida na boca que não cicatriza há mais de 15 dias; surgimento de manchas ou placas avermelhadas, esbranquiçadas ou escurecidas; nódulos persistentes; inchaço na mandíbula; sangramento sem causa conhecida; lesões indolores; dentes moles e doloridos sem causa; e dificuldade de falar/mastigar ou engolir.
Assistência especializada
Os CEOs estão localizados nos municípios de Boquim, Capela, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória, Propriá, São Cristóvão, Simão Dias e Tobias Barreto. Nessas unidades, são atendidos usuários encaminhados pela Atenção Básica para tratamentos odontológicos especializados.
Já o Sorrir Sergipe leva avaliação odontológica como meio de otimizar o cuidado com a saúde bucal nos municípios sergipanos. Na ocasião, são realizadas avaliações odontológicas por demanda espontânea, e os usuários que apresentarem lesões suspeitas para o diagnóstico de câncer bucal são encaminhados para confirmação do diagnóstico e tratamento nos CEOs Estaduais. Com isso, otimiza-se a linha de cuidados. Além disso, os usuários recebem instruções sobre higiene oral adequada e são entregues kits odontológicos de higiene bucal.