Notícias

Quarta-Feira, 30 de Outubro de 2024 às 16:30:00
Secretaria da Saúde realiza ação na Assembleia Legislativa alusiva ao Outubro Rosa
Unidade Móvel de Saúde da Mulher oferece exames de lâmina e ultrassonografia transvaginal

Para encerrar a programação do mês de mobilização de cuidados à saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama e colo do útero, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Unidade Móvel de Saúde da Mulher, realiza uma ação na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A SES iniciou nesta quarta-feira, 30, a oferta de exames de lâmina e ultrassonografia transvaginal para as mulheres que trabalham no órgão. A iniciativa segue até esta quinta, 31.

“O objetivo é atender todas as servidoras que trabalham na Alese e fechar esse mês de prevenção e diagnóstico. Para os exames de mamografia, as mulheres estão realizando o exame no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), desde o início do mês. Na agenda do serviço foram disponibilizadas vagas para atender essas pacientes, realizando a mamografia. Nesses dois dias são disponibilizados uma média de 170 exames entre lâmina e transvaginal”, explicou a responsável técnica pelas Unidades Móveis de Saúde do Homem e da Mulher, Samira Almeida.

A coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher da Alese, Luana Duarte, aprovou a parceria com a SES. “Para as nossas servidoras vai ser maravilhoso, pois elas terão a facilidade de estar no local de trabalho e realizar todos esses exames ofertados. Temos que nos cuidar e promover o cuidado”, ressaltou.

Quem também enalteceu a iniciativa foi a servidora Angela Maria, 46 anos. “O cuidado é essencial para todas as pessoas e principalmente para nós, mulheres, que temos uma rotina agitada. Os cânceres de colo de útero e de mama infelizmente estão presentes em muitas mulheres, às vezes de forma silenciosa. Daí a importância de realizar os exames periodicamente para fazer o rastreamento”, disse ela.

A recepcionista Jucileide Santos de Andrade, de 44 anos, reforçou que é uma ação de suma relevância para o público feminino. “Essas ações que envolvem a Carreta da Mulher são muito necessárias, porque muitas vezes, não temos tempo de sair do horário do trabalho para fazer os exames. Vindo até nós, não faz quem não quer”, finalizou.