Para promover a prevenção e o diagnóstico precoce contra o câncer de mama e colo de útero, a Secretaria do Estado da Saúde (SES) deu início nesta terça-feira, 1º, à campanha Outubro Rosa, com uma ação no Centro de Atenção de Saúde de Sergipe (Case). Na ocasião, foram disponibilizados para as mulheres, ultrassonografia das mamas, transvaginal, exames de lâmina, na Unidade Móvel de Saúde da Mulher (Carreta da Mulher), além de 40 mamografias no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism). Houve, ainda, verificação de sinais vitais e testagem rápida na Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’.
“Nós trabalhamos segundo o Calendário Mundial da Saúde, focando na prevenção do câncer do colo do útero e câncer de mama. Hoje, realizamos a abertura do Outubro Rosa, com o projeto ‘Case Acolhe’. É um evento de grande relevância, porque ele vem trazer para a nossa população, a conscientização sobre a importância dos cuidados e da detecção precoce das doenças. Por isso, intensificamos as ações sobre o tema, mas é necessário que durante todo o ano estejamos alerta. É importante reforçar a importância do autoexame e procurar as unidades de saúde mais próximas, para consultas e orientações”, explicou a coordenadora do Case, Izabel Rocha.
Mobilização feminina
Lívia Maria, de 52 anos, relatou que ficou sabendo da ação pela televisão. “Cheguei a ficar emocionada e arrepiada com a notícia, não é todo dia que essa facilidade para fazer essas consultas ginecológicas aparece, no particular é muito caro. Fiz minhas coisas em casa e corri para fazer os exames, porque prevenção é tudo. Já fiz os testes rápidos e agora estou aguardando para fazer a mamografia e a transvaginal”, comemorou.
A dona de casa Sueli Vieira Matos, do município de Nossa Senhora das Dores, saiu às 4h da manhã para realizar as consultas. “Eu fiz mamografia, exame de lâmina e ultrassom, como uma forma de prevenção mesmo. Este mês desempenha um papel muito importante para as mulheres, e nós temos que aproveitar ao máximo. Minha irmã teve câncer de mama e só curou porque ela teve esse cuidado de sempre fazer o acompanhamento com os profissionais”, contou.
Eli dos Santos, de 40 anos, também saiu do interior para participar da abertura do Outubro Rosa no Case. “Sou de Boquim e soube do evento por uma amiga, que também veio fazer os exames. Eu acho uma ação necessária para nós mulheres saber como está a nossa saúde. Há dois anos, fiz uma ultrassom mamária e hoje refiz. A equipe me atendeu muito bem, foi bastante atenciosa, estão de parabéns”, finalizou.
Doação de lenços
Dando continuidade às ações em alusão ao Outubro Rosa, o Case realiza a campanha ‘Doe Lenço, Doe Amor’, que visa ajudar os pacientes oncológicos na melhora da autoestima, pois, na maioria das vezes, o tratamento quimioterápico faz com que os cabelos caiam. A campanha vai durar todo o mês de outubro. “Estamos recebendo os lenços aqui no Case e depois vamos enviar para os órgãos que estão tratando diretamente com essas mulheres”, finalizou Izabel.
O Case fica localizado na avenida Tancredo Neves, s/n, no bairro Capucho, em Aracaju. Os telefones para contato e mais informações sobre a campanha são: 3234-3400/ 79 98891-2838.