Estudantes da rede pública estadual de ensino e do Pré-Universitário do Governo de Sergipe voltam aos locais de prova neste domingo, 10, para o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) está pronta para oferecer um suporte abrangente para os mais de 22.069 inscritos que fazem parte da rede estadual de ensino, visando garantir que os candidatos realizem a prova com segurança e tranquilidade.
Em Sergipe, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), houve 69.376 inscrições para o Enem 2024, dos quais 22.069 são concluintes das terceiras séries do ensino médio da rede pública de ensino. Para ofertar a segurança e pontualidade aos 212 locais de prova, a Seduc mobilizou uma ampla estrutura de transportes para os alunos.
Ao todo, serão disponibilizados 122 ônibus, 41 micro-ônibus e 211 vans, que irão, mais uma vez, percorrer as 441 rotas, cobrindo todas as regiões do estado e atendendo estudantes de todas as nove Diretorias Regionais de Educação (DRE). Os estudantes de Aracaju também contarão com o benefício do passe livre no transporte público, facilitando ainda mais o deslocamento no dia do exame.
Além do transporte, equipes da Seduc estarão posicionadas em pontos estratégicos, como a entrada da Universidade Tiradentes (Unit) e o Centro de Excelência Professor João Costa, no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju, além de mais 31 pontos no interior para oferecer suporte aos candidatos. Esses locais contarão com o apoio do Programa de Atenção Psicossocial nas Escolas Públicas (Acolher) e do Programa Pré-Universitário (Preuni), montados para orientar os estudantes, disponibilizando assistência para que se sintam acolhidos e confiantes ao entrarem nos locais de prova.
“Repetiremos a ação e estaremos juntos com o programa Acolher oferecendo um ambiente de confiança e suporte para que cada aluno se sinta acolhido, seguro e preparado para dar o melhor de si nesse momento tão importante”, afirmou a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos.
Os pontos de apoio também terão pontos de alimentação, com distribuição de lanches e água, pensando na manutenção da energia e concentração dos estudantes ao longo do exame, proporcionando um ambiente seguro e confortável, contribuindo para que cada estudante possa alcançar o melhor desempenho possível no Enem.
Nesta fase final, a Seduc espera que Sergipe obtenha um número mínimo, ou até mesmo nulo, de abstenção para o exame. No primeiro dia de prova, segundo a diretora do Dase, Eliane Passos, o número de abstenções dos alunos do estado que utilizaram o transporte oferecido pela secretaria foi zero. Esse primeiro panorama mostra que Sergipe pode se destacar como uma das cidades com menores taxas de inscritos ausentes oriundos da escola pública.
No segundo dia de prova, que acontecerá no domingo, 10 de novembro, os inscritos terão cinco horas, 30 minutos a menos que o primeiro dia, para responder questões de múltiplas escolhas sobre biologia, física e química que representam ciências da natureza e questões de matemática e suas tecnologias.