Representantes da Fundação Renascer, em parceria com o Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema de Atendimento Socioeducativo (Fonacriad), participam, entre os dias 29 e 31 de outubro, em Fortaleza (CE), do Segundo Encontro do Curso Básico de Inteligência Socioeducativa.
A abertura do evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, 29, na Escola de Socioeducação Milton Carlos Lima de Oliveira, sede da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas). A iniciativa conta com o apoio da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP).
A capacitação tem como objetivo fortalecer a capacidade institucional de antecipar, prevenir e mitigar riscos que possam comprometer a segurança e a rotina dos centros socioeducativos em todo o país.
A formação possui caráter estratégico, voltada à capacitação de profissionais que atuam nos órgãos estaduais responsáveis pela execução de medidas socioeducativas de restrição e privação de liberdade especialmente aqueles diretamente envolvidos com segurança, planejamento estratégico e monitoramento institucional.
Durante o curso, são abordadas técnicas e procedimentos de inteligência socioeducativa, envolvendo coleta, análise e disseminação de informações estratégicas, com o propósito de promover uma cultura de segurança preventiva e integrada.
Para o diretor Daniel Rodrigues, responsável pela Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Internação Provisória Masculina (Caseip), o treinamento é de grande importância para o aprimoramento das práticas dentro das unidades. “O curso é de suma importância para adquirir conhecimento e aplicá-lo na prática dentro da unidade. Essa troca de experiências e o aprendizado técnico fortalecem nosso trabalho diário e contribuem para um sistema socioeducativo cada vez mais eficiente e seguro”, destacou.