O Programa Seleções tem sido uma das iniciativas mais importantes na formação de atletas em Sergipe, preparando jovens para representar o estado nos Jogos da Juventude, que acontecem na Paraíba até o dia 29 de novembro. O programa, promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), visa identificar e selecionar talentos em diversas escolas para compor as equipes de diferentes modalidades, como o handebol, voleibol, basquete, natação, futsal e atletismo.
O programa, que antes só beneficiava modalidades coletivas, foi ampliado este ano para as modalidades de atletismo e natação. Como critério, foram selecionadas as categorias onde Sergipe possui o maior número de vagas de participação nos Jogos da Juventude e nos Jogos Escolares Brasileiros. O handebol, por exemplo, subiu de divisão na edição passada nos Jogos da Juventude, em Ribeirão Preto.
O diretor de esporte educacional da Seel, Ulisses Máximo, destacou a importância do programa para o aumento do número de atletas que representam o estado. "Com o apoio do Programa Seleções conseguimos identificar e desenvolver mais talentos nas escolas. Isso não só aumenta o número de atletas que podem representar Sergipe nos Jogos da Juventude, mas também nos possibilita ter uma presença mais forte em competições nacionais. É um investimento que traz resultados a longo prazo, tanto no esporte quanto na formação dos jovens’’, destacou o diretor.
Para os jovens selecionados, a participação neste programa é uma oportunidade única. João Gabriel Silva, jogador de handebol, compartilhou a expectativa para os Jogos da Juventude. "Queremos subir mais uma posição este ano e ficar na primeira divisão e estamos treinando muito para isso. O Programa Seleções me deu a chance de mostrar meu talento e, agora, estou focada em treinar duro para conquistar mais uma medalha".
Os professores e treinadores envolvidos no programa reconhecem o impacto que essa iniciativa tem na vida dos jovens. "É gratificante ver o progresso desses jovens atletas. O Programa Seleções tem dado a eles não só a chance de competir, mas também de aprender valores como disciplina, trabalho em equipe e perseverança. A expectativa é alta para os Jogos da Juventude’’, declarou Marcos Dias, professor do handebol que embarca com os atletas no próximo dia 22 de novembro.
Segundo a secretária da Seel, Mariana Dantas, a iniciativa também é essencial para renovação nas gerações de atletas no estado e, nesta edição, beneficiará diretamente mais de 600 atletas. “A essência do programa é justamente para que a gente possa manter o treinamento das nossas seleções sergipanas, desde o Sub-12, Sub-14, Sub-18, para que haja sempre essa renovação de talentos. É preciso ter esse planejamento para essa formação. E, por meio desses recursos, as federações podem contratar profissionais, adquirir equipamentos esportivos e uniformes. Além de ter a parte financeira, o Governo do Estado também viabiliza locais de treinamento”, elencou a gestora.
As equipes selecionadas de handebol, voleibol, basquete e atletismo representam 60 atletas na categoria sub 15-17, que fazem parte da delegação do time Sergipe. A preparação consiste em treinos intensos e a expectativa é grande, tanto atletas quanto treinadores estão focados em garantir um bom desempenho nos Jogos da Juventude.
Sobre o Programa Seleções
O programa do Governo de Sergipe, executado pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), disponibiliza para cada federação R$ 50 mil anuais, com investimento total do programa de R$ 300 mil. Além do apoio financeiro para a aquisição de equipamentos e a realização de treinamentos, o programa também oferece capacitação para os treinadores e atletas, visando elevar o nível de competitividade e o desenvolvimento pessoal.