O bom momento da produção animal em Sergipe pode ser comprovado nos resultados das Estatísticas da Produção Pecuária para o 3º trimestre de 2025, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nessa segunda-feira, 16. Os dados publicados pela superintendência estadual do IBGE demonstram avanços significativos no abate bovino, na produção de leite e na de ovos, que tiveram o maior volume da série histórica, divulgados pelo instituto de pesquisa. Na avaliação do secretário de Estado da Agricultura, Zeca Ramos da Silva, este resultado reflete o somatório de esforços dos produtores, dos municípios e do Governo Estadual.
Para ele, esta notícia representa a importância tanto dos investimentos dos produtores quanto das políticas públicas consistentes empreendidas pelo governo estadual. “Sergipe vive um momento histórico, graças a um trabalho abnegado dos produtores, integrado com os municípios e os incentivos do Governo do Estado, que reúne apoio técnico, ações de inseminação artificial, sanidade animal, incentivo à produção e beneficiamento do leite e ao escoamento, com a melhoria das estradas e compra de alimentos da agricultura familiar, além de crédito rural via Banese. Estamos vendo os resultados de um governo que acredita no potencial do campo e investe no produtor. Com isso, conseguimos gerar mais renda, garantir alimento de qualidade e fortalecer a economia do nosso estado”, ressalta.
Produção de leite
Um dos destaques da divulgação foi a aquisição de leite cru pelos estabelecimentos, sob inspeção sanitária federal, estadual ou municipal. O volume atingiu 154,3 milhões de litros, o que reflete um crescimento de 27,6% frente ao mesmo trimestre do ano passado. O resultado da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2024 divulgado em outubro já havia destacado que os municípios sergipanos de Poço Redondo, Porto da Folha e Nossa Senhora da Glória figuram entre os 20 maiores produtores nacionais. Os três municípios produziram 316 milhões de litros em 2024, ou seja, quase 50% do total de 678.508 milhões de litros de leite produzidos no estado ano passado.
Abate de bovinos
O abate de bovinos apresentou alta de 11,9%, no 3º trimestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024. Foram produzidas 25.235 toneladas de carcaças bovinas, representando aumento de 8% na comparação anual e 3,2% em relação ao segundo trimestre deste ano. Este é um rebanho em crescimento. A PPM divulgada em outubro mostrou que em 2024 o rebanho bovino em Sergipe cresceu 4,21% em relação a 2023, chegando a 1,35 milhão de cabeças. Há criação de gado em todos os 75 municípios sergipanos.
“Em Sergipe, o abate de vacas vem crescendo desde 2024, enquanto o de bois está estável. No Brasil, o abate de fêmeas superou o de machos pela primeira vez na série histórica do IBGE”, pontuou Hellie Mansur, chefe da Seção de Pesquisas Agropecuárias do IBGE em Sergipe.
Produção de ovos
A produção de ovos também registrou expansão expressiva. No período, foram produzidas 10,7 milhões de dúzias de ovos de galinha, um acréscimo de 26,5% sobre o terceiro trimestre de 2024. Segundo Hellie Mansur, os dados do 3º trimestre refletem um bom momento da produção animal em Sergipe.