A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) instalou uma talha elétrica na oficina de manutenção da corporação voltada a equipamentos de automação. A ferramenta industrial reduzirá o tempo de execução de serviços, além de diminuir os riscos de acidentes laborais a colaboradores da empresa e o número necessário de funcionários para realizar uma ação de reparo.
O dispositivo, suportado por uma estrutura metálica, faz parte de melhorias no setor de automação da Deso. Ele é responsável por fazer manutenção de instrumentos como quadros elétricos, inversores de frequência e Soft-Starters, imprescindíveis para o pleno funcionamento dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
“Para pegar um painel elétrico a fim de realizar um reparo, são necessárias cerca de cinco pessoas, pois são objetos pesados. Cada um pesa entre 300 e 350 kg. Porém, com a talha elétrica, todo esse trabalho será feito com mais segurança e facilidade”, explicou o supervisor de Manutenção de Equipamentos dos Sistemas Metropolitanos de Água (CMEM) da Deso, José Gonçalves de Lima Júnior.
Segundo ele, o equipamento é reflexo dos esforços da Gerência de Manutenção Eletromecânica (GMEL) em assegurar o aprimoramento de condições de atuação profissional aos colaboradores da empresa. “Faz parte de uma melhoria contínua. Isso aqui vai beneficiar não apenas os trabalhadores da Deso, mas também toda a população atendida pela companhia”, acrescentou José.
Deso atua
As atividades desenvolvidas têm o objetivo de garantir a operação constante e ininterrupta de todo o sistema eletromecânico do saneamento básico promovido pela Deso. “Os usuários são beneficiados pela ação direta da gerência, pois o complexo sistema de abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgoto sanitário requerem serviços de mão de obra qualificada e corpo técnico especializado para sustentar as áreas elétrica e mecânica”, explicou o gerente da GMEL, Gilvan dos Santos. O setor também é responsável pela manutenção de equipamentos de comunicação da companhia.