Focado em conscientizar e prevenir seus beneficiários e colaboradores contra o câncer de próstata, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) realizou nesta quinta-feira, 7, uma ação alusiva ao Novembro Azul, com o tema “Prevenir muda o jogo”. A atividade aconteceu no pátio da sede do Instituto e foi composta por palestras, exames, consultas com urologista e serviços de bem-estar e lazer.
Presidente do Ipesaúde, o médico Walter Pinheiro esteve presente na abertura e acompanhou o evento de perto. Ele ressaltou a junção de forças do Instituto para a promoção do Novembro Azul, facilitando o acesso dos beneficiários ao cuidado com a saúde e a prevenção do câncer. “Hoje é um momento super importante para destacarmos a importância da saúde masculina. Ofertamos palestras, exames e consultas focados nesta população que, costumeiramente, reluta em se cuidar. Também oferecemos atividades recreativas, trazendo para mais perto os nossos beneficiários”, pontuou.
Receptividade dos beneficiários
Beneficiário do Ipesaúde, Antônio Vagner Pimentel Viana, 56 anos, classificou como excelente a iniciativa em promover o Novembro Azul. Ele compareceu à sede para marcar consulta com urologista e, assim como outros usuários, desfrutou dos serviços ofertados, como fisioterapia, aferição de glicemia, pressão, vacinação, terapia capilar, barbearia e jogos educativos. “É um evento brilhante. A família Ipes está de parabéns. Muitos dos homens não sabem da grande importância que é cuidar da saúde, por questão de vergonha ou porque não procuram mesmo. A palestra foi muito esclarecedora”, ressaltou.
O aposentado João Dias de Oliveira, 69 anos, é ciente da importância de se cuidar e também foi um dos usuários do Ipesaúde que participou do Novembro Azul do Instituto. Ele fez questão de assistir a palestra ministrada pelo médico Raul Amorim, oncologista clínico do Grupo Vitta e do Hospital Universitário, que abordou a importância da consulta e do exame preventivo anualmente para combater o mais breve possível o câncer. “Eu faço exame preventivo todo ano”, afirmou João. Tenha coragem e venha se cuidar, porque não incomoda nada. Tenha vontade de equilibrar a vida”, recomendou.
Consultas e exames
Médico do Ipesaúde, Igor José Feitosa foi um dos urologistas responsáveis pelas consultas neste Novembro Azul e ressaltou que a ação é um momento de chamar mais atenção ainda dos homens sobre a importância do rastreio. “O Novembro Azul é muito importante para o cuidado do homem, pois temos que sempre lembrar do rastreio do câncer de próstata. Ele é o segundo que mais mata no homem, só perdendo para o câncer de pele. Mas sendo descoberto no início, temos uma possibilidade de tratamento e de cura com muito sucesso”, informou.