O mundo todo já sabe que no ‘País do Forró’ os meses de junho e julho são marcados por muita festividade. O que nem todo mundo sabe é que o Conservatório de Música de Sergipe (CMSE) também entra em ritmo de festejo, orquestrando sua programação junina com musicalidade e boas vivências. A noite dessa quinta-feira, 19, foi o momento de os alunos do curso de formação inicial do CMSE brilharem, pela primeira vez, no palco da Sala Villa-Lobos durante a execução do Recital de Violinos, da Classe da professora Deborah Fraga.
De acordo com a professora e anfitriã da noite, o recital teve como objetivo apresentar o talento e o progresso dos alunos das turmas de violino do Conservatório, fruto do trabalho desenvolvido ao longo do primeiro semestre de 2024. “É uma grande satisfação organizar esse espetáculo junto aos alunos e familiares do CMSE. Ver esses meninos tocarem me traz boas lembranças da infância, quando, aos seis anos de idade, comecei a tocar no Conservatório. Eu cresci nesta casa, e trabalhar aqui foi um grande presente que a vida me deu. Penso que nosso principal objetivo como educadores é fazer com que essas crianças tenham gosto pela música, aprendam a tocar com o coração, de dentro para fora, e vivenciem a música a tal ponto que a música transforme suas vidas”, enfatiza Deborah Fraga.
Para as musicistas mirins Clara Sofia, 12 anos, e Samira, 13 anos, frequentar as aulas no Conservatório de Música de Sergipe e se apresentar na Sala Villa-Lobos é uma experiência incrível. Clara comenta que o ambiente do CMSE é acolhedor com as pessoas, o aprendizado é bom e os professores são legais e muito dedicados. “Eu escolhi o violino como instrumento musical porque a minha mãe tocava violino, e eu queria seguir os passos dela”, explica. Já a colega Samira lembra que sempre gostou do som do violino. Desde pequena ela aprendeu a prestigiar os eventos do CMSE, no Teatro Tobias Barreto, porque o pai fazia parte do coro. “Eu sempre quis estudar música no Conservatório de Música. Felizmente agora eu sou aluna e gosto muito de fazer parte de tudo isso”, acrescenta Samira.
Entregue recentemente à sociedade sergipana, após uma década de portas fechadas ao público, a Sala Villa-Lobos - considerada como uma das melhores acústicas do país, segundo Baden Power - comporta um público de 270 pessoas. Na plateia, aguardando com ansiedade o início da programação, estava Lonarde Lima, 68, pai da aluna Ludmila, que só entoou elogios à equipe de profissionais do CMSE.
“Eu estou maravilhado com o Conservatório de Música de Sergipe. Os professores são superdedicados e eficientes. Eles fazem com que os alunos aprendam com facilidade. Os alunos gostam. Minha filha iniciou agora e ela está se sentindo muito bem. Além disso, o momento que a gente vive hoje, com internet e telas o tempo todo, as crianças e os pais deveriam investir na esfera da cultura e da arte, pois isso ajuda tanto no processo criativo dos jovens quanto na manutenção da saúde mental de nossos filhos”, destaca.
Parceria Estado e município
O Recital também contou com a participação do Projeto Violinos Suzuki, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, em Aracaju. Também contou com a colaboração dos alunos da Orquestra Jovem, celebrando o envolvimento de jovens musicistas em apresentações culturais.
Os alunos da Emef Santa Rita de Cássia foram os convidados da noite. Everton Júnior, 14 anos, está há três anos no projeto e é um dos mais antigos da turma. Para ele, o projeto trouxe um grande diferencial na sua vida. “É uma experiência para o futuro da gente”. A colega Anjella Vitória, 13, concorda. “O violino é um instrumento muito bom de tocar e que produz um som muito bonito”, completou. Talita, 12 anos, acrescentou que a experiência lhes ajudará tanto no presente quanto no futuro. "A cada nova aula ou em cada nova apresentação a gente vai se aprimorando e adquirindo mais conhecimento”. Todos eles, no entanto, compartilham de um mesmo sonho: tornar-se aluno do Conservatório de Música de Sergipe.
Programação musical
O CMSE é uma escola profissionalizante da rede pública estadual de ensino e apresenta uma ampla programação musical e artística para a família sergipana. Os eventos são abertos à sociedade e aos apaixonados pela boa música, de forma gratuita.
Na terça-feira, 18, aconteceu o tradicional Arraiá do Conservatório, na sala Villa-Lobos. O evento contou com a participação da banda e do coral do Conservatório, além da banda dos professores e convidados que celebraram os festejos juninos sergipanos e nordestinos. Já nesta quinta-feira, 20, será realizada a Noite do Karaokê, da Classe da Professora Gisane Monteiro, às 20h, na sala Henrique Souza.
Na ocasião, o diretor do Conservatório de Música de Sergipe, Heitor Mendonça, agradeceu a presença de todos que prestigiaram a programação do CMSE. “O Conservatório é a casa da música sergipana. Estamos com uma vasta programação, com diversos eventos acontecendo, inclusive internacionais, workshops e concertos didáticos. E a gente, agora, está neste momento de retomada, recebendo de volta a Sala Villa-Lobos, um espaço confortável, com uma acústica maravilhosa. Então, propiciar aos nossos alunos, pratas da casa, uma apresentação neste palco, que é nosso, deve ser considerado uma experiência memorável”, finaliza.