Em alusão ao Outubro Rosa, a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM) realizou, nesta quarta-feira, 30, no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), um evento voltado à conscientização sobre os cuidados com a saúde da mulher e à prevenção contra os cânceres de mama e de colo de útero. A iniciativa contou com a participação de mulheres do povo indígena Xokó, que receberam orientações sobre autocuidados, autoexame de mamas e exames de mamografia.
A diretora de Saúde da SPM, Viviane Goston, destacou a importância do diagnóstico precoce no combate à doença. “Para que a mulher tenha o tratamento ideal, em tempo oportuno e que a gente consiga reduzir a mortalidade. E este evento busca promover a saúde oferecendo para essas mulheres a oportunidade de acesso às mamografias para rastreio do câncer de mama, que é o tipo mais incidente nas mulheres - excetuando-se o câncer de pele não melanoma”, ressalta.
As participantes também reconheceram a importância da ação. “Estou muito feliz por realizar hoje o exame de mamografia aqui no Caism. Fomos bem recebidas e também recebemos as orientações da equipe da Secretaria da Mulher”, afirmou Maria da Glória, indígena Xokó.
“Muito bom esse evento promovido pela Secretaria da Mulher, que passou informações importantes. Não é a primeira vez que somos bem recebidas aqui no Caism, e mais uma vez a gente sai satisfeita e grata por esse momento e por realizarmos o exame de mamografia”, salientou Rosana Medeiros.