Desde o primeiro dia do Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, equipes da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM) estão realizando a distribuição de material da campanha ‘Não é Não! Oxe!’, reforçando o combate à importunação contra as mulheres no evento junino.
A iniciativa tem recebido o apoio de quem vai prestigiar as atrações musicais ou mesmo aproveitar a Vila do Forró. “É bom que os homens entendam que nós mulheres temos que ser respeitadas. Por isso, é necessário que campanhas como essa sejam realizadas para destacar isso, além de incentivar as mulheres que venham a sofrer esse ou qualquer outro tipo de violência a denunciar”, afirmou a vendedora Juliana Silva.
O motorista Lucas Meneses também destacou a importância da campanha ‘Não é Não! Oxe!’. “Para conscientizar os homens de que a vontade das mulheres deve ser respeitada sempre. Se ela disser não, é não e ponto final. Não tem que forçar a barra”, afirmou.
Os materiais distribuídos contam com uma identidade visual que remete ao período junino e trazem informações sobre o que é permitido e o que é considerado importunação, além de orientações sobre o que a mulher deve fazer caso seja vítima. Também constam os contatos da Polícia Militar (190), do Disque Denúncia da Polícia Civil (181), Central de Atendimento à Mulher (180) e da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM).