Notícias

Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024 às 15:15:00
Turismo esportivo ganha força e se consolida em Sergipe com grandes eventos
Aproximadamente 20 competições nacionais e internacionais atraídas pelo Governo de Sergipe trouxeram milhares de atletas ao estado em 2024

Sergipe entrou de vez no cenário mundial do turismo esportivo. Em 2024, o estado sediou cerca de 20 eventos regionais, nacionais e internacionais. Entre eles, o de maior impacto foi o Ironman 70.3, ocorrido no último domingo, 24, que colocou Sergipe em evidência para o mundo. Assim, neste ano o estado recebeu milhares de atletas tanto na capital Aracaju, quanto no interior. São potenciais turistas, que aproveitam a estadia para conhecer um pouco mais dos atrativos sergipanos, movimentam a cadeia do turismo, e contribuem para aquecer a economia local com a geração de emprego e renda.

A atração de eventos esportivos é uma política do Governo de Sergipe que visa fomentar o esporte local e incentivar a economia, por meio da promoção do turismo. “Sergipe definitivamente entra no cenário mundial esportivo, e isso é motivo de muito orgulho, sendo reflexo de um trabalho que vem sendo desenvolvido na captação de grandes eventos para o nosso estado. São eventos que talvez jamais viessem para cá se não houvesse essa articulação do Governo do Estado com as principais entidades esportivas”, destacou a secretária de Estado do Esporte e Lazar (Seel), Mariana Dantas.

O fomento ao turismo esportivo ganha força com a parceria da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que apoia os eventos esportivos, e faz um trabalho intenso de promoção do destino Sergipe nas principais praças. “Em nossas ações, mostramos como nosso estado tem belezas naturais em abundância, atrativos culturais, uma gastronomia deliciosa e o acolhimento e a hospitalidade do povo que se orgulha da própria sergipanidade. Além da capacidade técnica para receber as competições, é esse contexto altamente positivo que ‘vendemos’ na hora de captar os eventos esportivos para Sergipe”, avaliou o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco.

Somente em novembro, o estado sediou quatro eventos importantes. No dia 21, Sergipe recebeu o Legends Game Brasil, que reuniu grandes nomes do futebol e do futsal mundial, como Cafu, capitão do penta, e Falcão, rei das quadras. Já no dia 22, houve a 2ª Regata Bahia Sergipe, que envolveu 120 velejadores oceânicos de vários estados do Nordeste. O Ironman 70.3, maior evento de triatlo da América Latina, aconteceu no dia 24 deste mês, contabilizando cerca de 4 mil pessoas em circulação pela capital sergipana, somando-se os 1,2 mil atletas de 12 países e os respectivos acompanhantes deles.

Já a etapa sergipana do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Ritmica ‘Ilona Peuker’ teve início nesta quarta-feira, 27, e segue até 1º de dezembro. Por fim, o Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica, no Ginásio Constâncio Vieira, será realizado de 2 a 12 de dezembro.

Para 2025, já existem eventos esportivos confirmados, a exemplo da Copa Nordeste de Tiro com Arco, ainda sem data definida; o Verão Sergipe, de 17 de janeiro a 16 de fevereiro, na Praia da Caueira (Itaporanga D’Ajuda), Pacatuba, Canindé do São Francisco, Pirambu e Barra dos Coqueiros. Além disso, haverá também o WGP Kickboxing, no dia 26 de abril.

Eventos em 2024

No ano de 2024, Sergipe recebeu diversas competições regionais, nacionais e internacionais, muitas delas pela primeira vez em terras sergipanas e com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Seel.

Entre janeiro e fevereiro, os municípios de Itaporanga D’ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco e Pirambu foram palco de muito esporte, lazer e cultura com o Verão Sergipe. O evento teve a participação de centenas de atletas de várias partes do Nordeste. Já em março, aconteceu a segunda edição do Jungle Fight, que reuniu alguns dos melhores lutadores de MMA do Brasil.

Em maio, foram vários eventos esportivos: os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) Sub-18, que trouxeram à capital quase 2 mil estudantes-atletas para as competições de tênis de mesa, xadrez, atletismo, karatê e wrestling; a segunda etapa do Circuito Nacional MTB Marathon (mountain bike) no município de Campo do Brito, com mais de 700 atletas; o Campeonato Brasileiro de Surf, cuja segunda etapa do Circuito Master foi realizada na Praia da Caueira, em Itaporanga D’Ajuda, com mais de 150 atletas; o Campeonato Brasileiro Interclubes 2024 Sub-16 de Voleibol; e o Brasileiro de Wrestling Sub 17.

Em junho, Sergipe recebeu o Campeonato Sul-Americano e a Copa Sul-Americana de Ginástica Aeróbica, realizados pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) com mais de 300 pessoas, entre atletas e treinadores de clubes de oito países da América Latina.

Já em julho, a Orla Pôr do Sol, em Aracaju, acolheu o Inzuma Paddle Festival, que contemplou a segunda etapa do Circuito Brasileiro de SUP 2024, e o Circuito Sergipano de Va’a, uma modalidade de canoagem polinésia. Participaram atletas de oito estados, que aproveitaram o feriado prolongado para conhecer as belezas naturais de Sergipe.

Em agosto, aconteceu pela primeira vez a etapa BT100 do Circuito Mundial de Beach Tennis, na Praia da Cinelândia, em Aracaju, com competições em 22 quadras. O evento reuniu cerca de 700 atletas de 13 estados do Brasil, ao longo de quatro dias de intensas competições. No mesmo mês, o Parque Aquático Zé Peixe foi palco da 17ª Taça Governador de Natação, que contou com a participação de mais de 200 atletas.

Por fim, em outubro, foi a vez do Campeonato Sul-Americano de Ginástica Artística. A competição reuniu atletas de diversas partes do continente, com representantes de nove países, sendo 154 participantes entre atletas e comissão técnica.