Mais 145 jovens, dessa vez da cidade de Carmópolis, iniciam a jornada de conhecimento no Programa Primeiro Emprego (PPE). Na manhã desta quarta-feira, 22, após a divulgação do resultado preliminar do edital, os selecionados formalizaram a entrega da documentação para dar início ao período de aprendizagem.
Uma solenidade realizada na Câmara de Vereadores da cidade marcou o momento, que é especial não apenas para os contemplados, mas para todos os entes envolvidos. Serão seis meses de conteúdos teóricos e práticos, em cursos de qualificação contratados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem).
Ao lado da prefeita da cidade, Esmeralda Mara Silva Cruz, o secretário da Seteem Jorge Teles, que na ocasião representou o governador do estado Fábio Mitidieri, pontuou aos presentes a relevância do programa e suas parcerias, entre elas o Senac no ensino e as empresas que se somam na aprendizagem prática.
“Hoje é um dia de muita alegria, a prefeitura se empenhou em buscar parceiros para que o Primeiro Emprego viesse para Carmópolis e esse programa depende, essencialmente, de empresas que aceitem participar do processo de formação desses futuros profissionais. Então o empenho do município sem dúvida nenhuma fez toda a diferença para a quantidade de alunos que nós temos aqui”, disse, destacando que foi na cidade que a ideia original do PPE surgiu.
Expectativas
A estudante Naely Santos, de 21 anos, está animada para iniciar mais uma qualificação. Ela é estudante universitária, mas acredita que conhecimento não é demais. “Nunca trabalhei, nunca tive a oportunidade. Eu me interessei pelo programa e vim, dei o primeiro passo, né? Apesar de estar fazendo faculdade é sempre bom iniciar alguma coisa. E minha expectativa é a melhor possível para que eu saia dentro dos 30% de carteira assinada. Vou me dedicar e dar o meu melhor”, resumiu.
O jovem Luiz Gustavo Nascimento, de apenas 18 anos, estuda Ensino Técnico na área de Nutrição. Quando soube das inscrições para o PPE, logo pensou em participar e foi um dos selecionados para o curso de Vigilante. “Eu fiquei sabendo pela rede social da prefeitura. Quero entrar no mercado de trabalho para poder ter a minha profissão. Sair já empregado é a expectativa”, relatou o jovem.
Parcerias
No município de Carmópolis, mais de dez empresas já aderiram ao PPE, que conta com a iniciativa privada para a efetivação da parte prática. O empresário Joaldo Lira foi um dos que se integraram ao programa. “O intuito é crescer aqui na cidade, por isso decidimos nos somar e dar oportunidade aos jovens que estão necessitando do primeiro emprego.Estamos juntos nessa caminhada, o Governo do Estado pode contar conosco para dar prioridade e oportunidade aos jovens”, disse.
A prefeita da cidade, Esmeralda Mara Silva Cruz, agradeceu às empresas que abriram as portas aos PPE e também aos jovens que se inscreveram. “Hoje, é um dia muito feliz, não só para os jovens participantes, mas para mim e toda a equipe que trabalhou incansavelmente para que isso viesse acontecer. Sei que a oportunidade é única, aproveitem. Não parem por aqui, hoje vão fazer um curso, mas depois façam outros”, incentivou.
Formação
O PPE dá direito a um auxílio financeiro que varia de R$ 500 a R$ 750. Na qualificação está previsto ainda o estágio prático no ambiente das empresas parceiras e, ao final dos seis meses, 30% dos participantes serão contratados e terão o seu primeiro emprego concretizado.
Os cursos em Carmópolis são nas áreas de Engenheiro de Petróleo, Vigilante, Merendeiro, Auxiliar de Limpeza e Assistente Administrativo. Cada formação possui carga horária total de 400 horas. Ao final da qualificação, haverá certificação para aqueles que tiverem aproveitamento de 75%.