Notícias

Quarta-Feira, 16 de Outubro de 2024 às 08:30:00
Segmentos da Secretaria do Trabalho integram programação da Semana da Sergipanidade
Artesanato sergipano, Economia Solidária e ‘Qualifica Sergipe’ estão no evento que acontece até 27 de outubro em Aracaju

Até o dia 27 de outubro, arte manual, empreendedorismo solidário e qualificação farão parte da programação da Semana da Sergipanidade. A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) é parceira da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), que pelo segundo ano consecutivo promove uma variada oferta de arte, cultura, produtos e serviços, na Praça Fausto Cardoso em Aracaju. O evento celebra a essência de ser sergipano, com o Dia da Sergipanidade marcado para 24 de outubro.

A abertura da programação aconteceu na noite da última terça-feira, 15. O evento se estende por 13 dias em uma parceria do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap). A Seteem participa com espaço de exposição e venda no Artesanato sergipano; com a comercialização de alimentos da Economia Solidária; e por meio do programa ‘Qualifica Sergipe’, realizando o curso “Comidas Regionais” na programação do evento.

“Vale ressaltar que a Seteem é um grande parceiro. Nós estaremos aqui, com a Cozinha Show nos cursos de culinária, promovendo a alimentação específica e os pratos de Sergipe. Quero parabenizar o Governo do Estado através da Seteem nessa parceria. Temos que ressaltar que Sergipe foi o que mais cresceu na economia criativa, graças a esse trabalho efetivado pela Secretaria do Trabalho e um convênio com o Senado Sergipe”, pontuou o presidente da Fecomércio, Marcos Andrade.

A participação em eventos e programações culturais como estas é o que garante renda extra para muitos empreendedores, como a artesã Regiane dos Santos, do município de Laranjeiras. “É uma ajuda muito importante. Através desses eventos a gente faz vendas e contatos também, porque muita gente conhece o produto e futuramente será um novo cliente, divulgando o meu trabalho”, contou a crocheteira, que também faz bolsas com a mesma técnica, mas utilizando o fio de malha.  

A Semana da Sergipanidade foca na valorização da cultura sergipana, mas também na promoção do desenvolvimento econômico e social. Para o secretário do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, a programação de celebração festiva gera diferentes oportunidades. Ela promove a comercialização do talento do sergipano, mas também a reflexão da história, da cultura e da produção cultural local.

“Quando há essa reunião de diversos atores, com todos dentro do seu ambiente institucional trabalhando para entregar um resultado para a sociedade sergipana, temos eventos como esse. Eles não apenas celebram a sergipanidade, mas geram emprego, qualificação profissionalizante, comercialização e oportunidade de termos aquela memória afetiva de um alimento que está sendo oferecido”, disse o secretário, agradecendo ao sistema Fecomércio pela parceria.

A programação acontece todos os dias, incluindo sábado e domingo, a partir das 17h. Além da comercialização, também há apresentações musicais e culturais diversas e gratuitas.