Na última terça-feira, 10, as cinco startups vencedoras do Programa Inovar-SE, uma parceria do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), receberam os cheques simbólicos da premiação no valor de R$ 10 mil. A comissão organizadora do programa elegeu os projetos vencedores: Lia, Tour Izzy, Fila Pet, Arandu Games e Baymk. Além do aporte financeiro, os alunos farão uma visita técnica ao Porto Digital, em Recife (PE).
O programa é um projeto de incentivo à startups desenvolvido por alunos de escolas públicas estaduais com curso de formação básica na área de TI. Os alunos receberam aulas de noções básicas de GIT e GITHUB, Python, Java, HTML e CSS, MOBILE e Arduíno (Robótica), além de cursos na área de gestão.
A estudante Sophia Andrade, uma das vencedoras do projeto, disse estar bastante contente por ter participado do Inovar-SE. “Foi uma experiência única na minha vida e dos meus colegas, abriu-se uma porta para nós das escolas públicas. Não é só programar e mexer com computação, mas o vínculo criado com meus colegas foi muito importante. Apesar de estarmos competindo, um ajuda o outro incentivando a fazer o melhor”, conclui.
Cinco equipes de estudantes foram reconhecidas por suas inovações tecnológicas e, além de receberem investimentos financeiros, farão uma visita técnica ao Porto Digital, em Recife. “Durante esses oito meses aprendi muita coisa, tanto em linguagem de programação quanto em controlar nosso próprio dinheiro, sem falar na rede de apoio que tivemos da equipe do SergipeTec”, declarou o estudante Vinicius Xavier.
Segundo Davi Couto, gerente de IA e produtos digitais do Banese, a formação desses adolescentes traz uma oportunidade de começar a viver um mundo tecnológico e de empreendedorismo. “A gente sabe o quanto precisamos desse tipo de profissional no mercado, portanto é preciso prepará-los para atender as demandas. Incentivar essas pessoas é importante para o futuro deles, mas também para Sergipe ”, afirma.
O Governo do Estado tem estabelecido e mantido uma parceria de longo prazo com o SergipeTec, através dos contratos de gestão permitindo a realização de eventos de trabalho. A união nas ações gera resultados como este. “Saímos daqui muito felizes porque os alunos terão oportunidades totalmente diferenciadas, e certamente o futuro e a vida deles foram impactadas", afirmou Maurício Nascimento, diretor de planejamento da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).
O gestor de projetos do SergipeTec, Vitor Vaz, ressaltou a importância do Programa Inovar-SE para alunos da rede pública: “A gente finaliza mais uma edição do Startup Sergipe dentro do programa Inovar-SE com sucesso, e garantia de boas perspectivas futuras em cima de parcerias. Espero que em 2025 tenhamos a oportunidade de pegar esse projeto e levar para alguns municípios do interior de Sergipe”.
Confira os projetos vencedores:
LIA: solução que auxilia pessoas a entenderem e se comunicarem com Surdos, através do app que capta os movimentos realizados em libras e traduz para quem não entende.
TOUR IZZY: solução para auxiliar pessoas que estão fazendo turismo, aproximando de opções de lazer, hospedagem, guias de turismo, gastronomia etc.
FILA PET: solução com reciclagem de garrafas Pet para gerar filamento, tornando-se matéria prima para utilização em impressoras 3D e produção de diversos artefatos
ARANDU GAMES - MARIA: AS RAÍZES DE SERGIPE: jogo de educação sobre cultura local. Mostra através dos cenários e de etapas, conhecimento sobre regiões históricas do estado, com objetivo de fortalecer a identidade e preservação cultural sergipanos
BAYMK: solução de monitoramento de umidade em solos de plantações com um sistema de irrigação que pode ser programado ou acionado através da aplicação