O Programa Primeiro Emprego (PPP) já começou a apresentar resultados efetivos, 12 participantes já estão trabalhando com registro na Carteira de Trabalho e Seguridade Social (CTPS) e mais cinco jovens foram selecionados para a contratação nos próximos dias, antes mesmo da conclusão da formação.
Lançado em agosto de 2023, o programa do Governo do Estado busca suprir a falta de experiência profissional cobrada pelos empregadores aos candidatos que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Para isso, oferece cursos de qualificação com duração de seis meses, divididos em aulas teóricas e práticas, com o diferencial de garantir que parte dos participantes sejam efetivados no final da formação.
A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) executa o programa com a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que oferecem as aulas em cursos voltados para as necessidades das empresas parcerias. Os primeiros contratados do PPE foram recrutados pelas empresas 3Tecnos e Cencosud, que integram a iniciativa.
Para Roberto Assis, 28 anos, que ainda nem finalizou o curso pelo PPE, ter a carteira de trabalho assinada é a concretização da meta vislumbrada no início de tudo. “Ter a certeza de que você realmente vai ser contratado é fantástico. Todo o programa foi tranquilo, o aprendizado foi bom, até a questão da contratação. Agora eu também tenho uma boa estrutura, é um lugar bom de trabalhar”, relata após ter sido contratado como operador de loja.
O mesmo aconteceu com Gabriel Lima, de apenas 19 anos, que finalizou o ensino médio há pouco tempo e já está trabalhando formalmente, com a ajuda do Programa Primeiro Emprego. Ele foi orientado pela mãe a se inscrever e nesse intervalo trabalhou informalmente à noite com a venda de espetinhos.
“Comecei a fazer o curso à tarde, mas eu ainda continuava trabalhando. Depois, fui chamado para o GBarbosa do Bugio. Eu senti que eu me saí muito bem, por ser um dos escolhidos antes mesmo do curso acabar. Me esforcei, botei tudo o que eu sabia, o que eu aprendi na teoria, botei em prática. O Primeiro Emprego fez a diferença por mostrar que aquilo era real, dando assim o nosso primeiro trabalho para jovens que estão precisando”, comenta o rapaz, que pensa em novas conquistas a partir desse trabalho, como fazer uma faculdade.
Dados do programa
Atualmente, são 1209 participantes em cursos de qualificação ou em processo de iniciar. A turma do curso de programador Full Starck, na área de tecnologia, proporcionado em parceria com a 3 Tecnos, já teve o período de aprendizagem concluído. Dos 20 participantes daquela turma, seis foram contratados.
Das turmas que estão em andamento, mais seis alunos que tiveram destaque no processo de aprendizagem já estão contratados pela Cencosud, totalizando 12 contratações pelo programa. E mais cinco participantes de uma das turmas em andamento estão em vias de contratação.
No segundo semestre, mais 1291 serão qualificados. A expectativa é que, até o final do ano, um total de 2,5 mil jovens tenham sido beneficiados pelo Programa Primeiro Emprego, que tem como objetivo facilitar o acesso do jovem sergipano sem experiência profissional formal ao mercado de trabalho.
Em parceria com diversas instituições, o PPE fornece ainda, durante esse período de formação, uma bolsa financeira de R$ 500,00 para nível técnico ou médio de ensino e de R$ 750,00 para ensino superior, como ajuda de custo para auxiliar a permanência no programa. As inscrições para o programa são permanentes e podem ser feitas no site primeiroemprego.se.gov.br.