Como forma de ampliar a inclusão de mulheres sergipanas no mercado de trabalho, o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), setor vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), esteve nesta sexta-feira, 22, no município de Carmópolis, no leste sergipano, para ofertar serviços públicos no âmbito da empregabilidade. A ação, realizada na Casa da Mulher, é resultado da parceria com a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
“O NAT possui um papel social na oferta de vagas de emprego para a população. Já realizamos um trabalho a fim de mobilizar as empresas para a oferta de oportunidades exclusivas para as mulheres e, agora, com foco maior para mulheres em situação de violência doméstica e/ou em vulnerabilidade socioeconômica”, aponta a superintendente do Trabalho e Emprego da Seteem, Marcela Prudente.
Além de orientações sobre o seguro-desemprego, a equipe do NAT também realizou o cadastro de trabalhadoras para um banco de talentos. “O próximo passo seria mediar o encaminhamento delas para a entrevista de emprego, de acordo com seu perfil, para inseri-las no mercado de trabalho, proporcionando mais oportunidade, renda e autonomia para suas vidas”, explica Prudente.
De acordo com a diretora de Inclusão Produtiva e Empreendedorismo Feminino da SPM, Adriana Mallezan, a transversalidade existente entre as pastas do governo fortalece as ações desenvolvidas e direcionadas a um objetivo em comum.
“Uma parceria super especial. Nós trouxemos capacitação, trouxemos uma oficina de artesanato, falamos de marketing digital. Elas, que fizeram um curso aqui de Boas Práticas Alimentares, aprenderam a fazer docinho, salgadinhos, biscoitos, e agora elas aprenderam como divulgar melhor esses produtos nas redes sociais”, destaca Mallezan sobre a oferta de cursos e oficinas de qualificação para alcance da autonomia e do desenvolvimento pessoal dessas mulheres, além da criação de oportunidades para rompimento de ciclos de violência e de vulnerabilidade social.
A secretária municipal de Desenvolvimento, Inclusão e Assistência Social, Hellena Munaretto, conta sobre o papel da Casa das Mulheres, uma iniciativa da Prefeitura de Carmópolis, e também destaca a importância da parceria para desenvolvimento de ações de inclusão ainda mais eficazes.
“A gente tem atendimento psicológico, jurídico e social. E muito além disso, a gente quer promover para essas mulheres, que sofrem ou não a violência doméstica, a sua independência financeira. Por isso, a gente está sempre buscando parcerias que proporcionem oficinas cursos. Hoje, a gente está com o NAT Itinerante, que é super importante para captar esses cadastros das mulheres, currículos, incentivando-lhes a buscar uma oportunidade no mercado de trabalho”, disse Munaretto.
Oferta de serviços, resultados e expectativas
As merendeiras Maria Francisca e Juliana Santos estiveram na ação e realizaram o cadastro do seu perfil profissional na base de dados do NAT. “Pelo menos já é uma coisa boa, porque a gente já tem esperança de que qualquer emprego que surgir a gente já estar ali na fila esperando uma oportunidade. Eu gostei, justamente por isso que eu trouxe os meus certificados, já me cadastrei”, conta Francisca.
Para Juliana, a expectativa é de abertura de novas oportunidades. Além de cadastro, ela realizou as capacitações ofertadas. “Quanto mais conhecimento, melhor. Conhecimento é algo que ninguém pode tirar da gente”, disse.
Serviços do NAT no interior
Para ampliar a oferta de serviços públicos e gratuitos, o núcleo, que tem a sua matriz na capital, Aracaju, também possui postos de atendimento nos municípios de Boquim, Estância, Lagarto, Neópolis e Canindé de São Francisco. As ações itinerantes promovem ainda mais oportunidades e facilitam o acesso dos cidadãos aos serviços de apoio ao trabalho.
Segundo o gerente dos postos do NAT, Wagner Menezes, o atendimento realizado pelo núcleo vai desde a realização de cadastro de trabalhadores em busca de emprego, até orientações sobre a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e o cadastro para recebimento do seguro-desemprego. “É um trabalho importante do NAT, vindo aqui nas cidades, tanto em Carmópolis, como teremos, também, em Estância e em outros municípios”, ressalta Wagner, e indica a próxima ação itinerante do núcleo, prevista para a próxima terça-feira, 26, no litoral sul sergipano.
O impacto da ação e importância do apoio do Governo do Estado é destacado pelo secretário adjunto da secretaria municipal do Trabalho, Indústria, Comércio, Turismo e Agricultura de Carmópolis, João Gilberto Cruz, especialmente, pela chegada de novas empresas ao município e o desenvolvimento do comércio local.
“Carmópolis está passando por um momento de reestruturação, estamos vivendo um novo momento, e o NAT surge, realmente, como uma ferramenta importante, nos ajudando, nos assessorando, para que a gente tenha condição de, cada vez mais, colocar os nossos munícipes na empregabilidade dessas empresas que estão chegando ao nosso município”, pontua sobre o papel social e intermediador de mão de obra no estado do NAT.