Com ampla prestação de serviços públicos direcionados à intermediação e qualificação da mão de obra sergipana, o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) tornou-se referência no âmbito da empregabilidade no estado. Recentemente vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), o papel social do NAT é ainda mais fortalecido com a atuação estratégica que perpassa os limites da capital sergipana e adentra o interior do estado para oferta de serviços e diálogo com agentes empregadores do mercado de trabalho.
O direcionamento de trabalhadores para esse mercado, bem como a oferta de mão de obra qualificada, estão entre os principais objetivos da Seteem, por intermédio do NAT.
Em mais uma ação itinerante, o núcleo realizou, nesta quarta-feira, 26, a captação de vagas junto a empregadores do município de Itabaianinha, na região centro-sul de Sergipe. De acordo com a superintendente do Trabalho e Emprego, Marcela Prudente, essa é uma etapa importante para compreensão das necessidades apontadas pelo empregador e o alinhamento de perfil da vaga cadastrada por ele. “Um dos papéis do NAT é atuar na intermediação gratuita de mão de obra. Após a etapa de captação junto aos empregadores, iniciamos a etapa de divulgação dessas vagas para a população. Essa atuação já faz parte do dia a dia do NAT e também está sendo realizada antes de cada edição do ‘Sergipe é aqui’”, afirma.
Mais de 119 vagas já foram captadas e distribuídas ao longo das últimas edições do Governo Itinerante ‘Sergipe é aqui’. Desta vez, será a vez da população itabaianinhense ser beneficiada pela ampla prestação de serviços levados pelas secretarias, órgãos e autarquias do estado, incluindo a oferta de vagas de emprego.
De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Itabaianinha, Jairo Floriano, o município possui alto potencial no âmbito da confecção e da cerâmica. “Essas são as duas potências voltadas para a indústria, mas a gente tem um comércio forte, também, que vem crescendo muito como lojas de confecção e prestações de serviços… A dinâmica da economia no nosso município é muito grande”, afirma Jairo e ressalta, também, a agricultura à lista dos potenciais econômicos de Itabaianinha.
Além das das captações feitas pelo NAT e da proximidade do ‘Sergipe é aqui’ como importantes ações para fomento de oportunidades, Jairo também destaca o projeto do Cinturão de Confecções, em desenvolvimento pela Seteem, que visa alavancar as produções, o escoamento de produtos e a qualificação da mão de obra direcionada ao setor têxtil sergipano. “A gente vem aí com uma expectativa muito grande de cursos, de treinamentos e de capacitações. O estado é um forte parceiro nesse processo, então, a gente só tem a ganhar com esse momento e com esse movimento do estado ao município”, finalizou.
Recentemente, em continuidade às ações do projeto do Cinturão de Confecções, empresários da região sul e centro-sul participaram de palestras ocorridas nos municípios de Itabaianinha e Tobias Barreto sobre macrotendências da moda. Uma ação intermediada pela Seteem e realizada pelo Inova Moda Digital, projeto do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT), unidade nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com intuito de fortalecer a cadeia produtiva de micro e pequenos negócios.
Intermediação e diálogo com empregadores
Serviço público e gratuito, a atuação enquanto intermediador de mão de obra fortalece os vínculos entre o NAT e os agentes do mercado de trabalho. Tanto os empregadores - que procuram o setor para cadastro de vagas de emprego -, quanto os trabalhadores - que vão ao núcleo em busca de novas oportunidades -, são beneficiados.
Para a empresária de Itabaianinha, Rivanda Costa, a captação de vagas realizada pelo NAT é muito interessante. “Isso facilita no processo de contratação, né? Porque a gente ganha tempo. Quando você consegue vir com pessoas já qualificadas, principalmente dentro do ramo da moda, isso facilita nosso processo, a gente consegue divulgar nosso produto com melhor qualidade, por exemplo”, conta ela que apresentou suas principais demandas à equipe do NAT e realizou o cadastro de vagas para serem divulgadas pelo setor.
“Achei bem interessante, porque, assim, para o nosso polo daqui de Itabaianinha, isso vai favorecer muito o nosso crescimento, vai agregar valor ao mercado, porque vai fazer o nosso negócio crescer com mais segurança, tendo profissionais na área”, conta ela sobre a intermediação realizada pelo NAT.
Com o cadastro das vagas feito pelos empregadores e a divulgação realizada pelo NAT, os trabalhadores podem conferir as vagas em aberto e realizar o cadastro em um dos postos do núcleo nas oportunidades de interesse. Caso possuam o perfil profissional alinhado aos requisitos solicitados pelo empregador para cumprimento da função, esses trabalhadores são encaminhados para entrevista e aguardam a possibilidade da aprovação que garantirá o seu ingresso ao mercado de trabalho.
“É muito importante a gente ter esse serviço do NAT procurando. A gente que não tem tempo pra tá procurando a demanda que a gente tá precisando, vocês vão oferecer esse serviço gratuitamente. É uma honra receber [o NAT] e agradeço muito por esse programa do governo”, disse Andreza Figueiredo, também empresária de Itabaianinha, sobre a captação de vagas realizada pelo setor da Seteem.
Serviços de intermediação
Empregadores interessados em cadastrar vagas de emprego no NAT e trabalhadores em busca de novas oportunidades profissionais, podem entrar em contato com o núcleo para tirar as dúvidas sobre o serviço e documentos necessários para o cadastramento.
Ligar para (79) 3222-6949 ou via WhatsApp (79) 9 9191-6031.