Notícias

Segunda-Feira, 12 de Agosto de 2024 às 15:00:00
Mais uma turma do Programa Primeiro Emprego inicia fase prática de aprendizagem
Ação do Governo de Sergipe executada pela Secretaria do Trabalho conta com parceria do Senac e Cencosud

Mais 20 jovens do Programa Primeiro Emprego (PPE) se preparam para uma nova fase da ação. Na manhã desta segunda-feira, 12, eles participaram do momento de integração para a etapa prática do PPE. Após concluírem as aulas teóricas do curso 'Comércio seguro: transporte por aplicativo e serviço delivery', eles agora passarão por estágio na empresa parceira do Governo do Estado, na iniciativa que é executada pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem).

As aulas teóricas aconteceram no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), contratado pelo governo estadual para desenvolver a formação do público de 18 a 29 anos, que nunca teve emprego formal. Já a fase prática acontece com empresas parceiras do PPE, neste caso a multinacional Cencosud, dona da rede de supermercados GBarbosa, na qual os jovens serão lotados.

Na integração desta manhã, o líder de treinamento da rede Cencosud/GBarbosa em Sergipe, Lucas Cleto, passou as orientações necessárias para que os jovens comecem a executar suas funções nas lojas da rede supermercadista. Noções de comportamento, atendimento ao público, respeito ao código de ética interno, entre outras informações relevantes para o sucesso profissional foram compartilhadas com os integrantes do programa.

A jovem Juliane Barbosa, de 29 anos, de Itabaianinha, está no limite etário para participação no PPE, mas não desistiu de buscar a sua oportunidade. “O curso, a professora, a turma, foi tudo maravilhoso. A expectativa está lá em cima, porque é a primeira vez que eu vou estar no mercado de trabalho e ter esse contato com outras pessoas. Espero ser contratada”, relatou a participante.

Para o estudante Silvio Pedro Souza, 21, morador de Nossa Senhora do Socorro, o Primeiro Emprego tem sido um diferencial em sua vida. Ele se cadastrou no site do PPE (primeiroemprego.se.gov.br) após ficar sabendo da vaga por meio de uma mensagem de whatsapp enviada pelo Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), setor vinculado à Seteem. “A partir do momento que a gente chega aqui, com professores muito bons, mudou bastante o meu jeito de pensar sobre o mercado de trabalho. Espero realmente conseguir esse emprego”, disse, esperançoso.

Os gestores da Seteem, o secretário Jorge Teles e o secretário-executivo, Rafael Melo, estiveram presentes na integração, ao lado dos representantes da Fecomércio, o presidente Marcos Andrade e do diretor do Senac, Nilson Lima.