Notícias

Sexta-Feira, 07 de Junho de 2024 às 21:00:00
Governo leva programa Qualifica Sergipe ao Cinturão de Têxtil
São mais de 100 vagas em cursos profissionalizantes que acontecem em Tobias Barreto e Itabaianinha

O Governo de Sergipe segue fortalecendo o setor têxtil sergipano, segmento representado tradicionalmente pelos municípios de Tobias Barreto e Itabaianinha, na região centro-sul do estado. A capacitação da mão de obra é uma das medidas adotadas para o incremento econômico local e o programa Qualifica Sergipe, executado pela Secretaria de estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem), tem sido o protagonista nessa ação.

 

Desenvolvido em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), órgão vinculado ao Governo Federal, e as prefeituras municipais, o Qualifica Sergipe já alcançou 21 cidades sergipanas. Cursos em diferentes áreas foram contratados junto ao chamado Sistema S, representado no programa pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai) e Serviço Nacional do Comércio (Senac). 

O chamado Cinturão têxtil conta com um complexo de 34 fábricas e mais de três mil empreendimentos entre pequeno, médio e grande porte no município de Tobias Barreto. Já em Itabaianinha, são mais de 300 empresas do setor. Para criar mão de obra capacitada, atualmente essas cidades contam com a presença de unidades móveis ofertando diferentes capacitações. São 116 vagas distribuídas nos dois municípios, todas voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo e do escoamento da produção das indústrias dos dois municípios.

Em Itabaianinha, acontecem os cursos de Corte e Costura Industrial e costura de bolsas e acessórios, com duas turmas em andamento, sendo uma pela manhã e uma à tarde, além do curso de Designer para redes sociais com CorelDraw, também com duas turmas, pela manhã e pela tarde.

Foi pelas redes sociais que a participante Rosineide Tavares tomou conhecimento do curso pensado para o trabalho nas mídias digitais. “É uma área que me atrai muito. Eu tinha buscado fazer, mas faltava base, não tinha o conhecimento inicial necessário para seguir, aí sempre voltava para a estaca zero. Vi a oportunidade e me inscrevi, para agregar conhecimento e abrir horizontes”, disse com ansiedade, no primeiro dia de aula.

Já em Tobias Barreto, acontece o curso de Corte e confecção de moda íntima e costura de moda fitness, que está aperfeiçoando duas turmas. Apesar de ter familiares na área, Dárcia Silma conta que está iniciando no mundo da confecção.

“Nunca houve um despertar para a costura, mas a partir do momento que eu ouvi, através dos meios de comunicação da minha cidade, que estava ofertando esse curso aqui, houve em mim o interesse em vir conhecer e surgiu uma vontade maior em poder participar. Ao chegar aqui, encontrei acolhimento. Pretendo continuar com a costura, aperfeiçoando assim a aprendizagem. Estou muito feliz, porque estou adquirindo conhecimento de suma importância para cada um encontrar algo melhor. Eu pretendo continuar me aperfeiçoando na costura e trabalhar nisso”, conta Dárcia.

De acordo com o secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Jorge Teles, alavancar o crescimento do polo têxtil sergipano é um dos caminhos para gerar mais empregos e oportunidades para os trabalhadores da região. “Estamos trabalhando na formação de mão de obra e capacitação profissional, para concretizar uma política pública desenvolvimentista mais focada na aptidão e vocação dessa região", ressalta.