Jovens aprendizes puderam participar de um momento de troca de conhecimentos durante o II Ciclo de Palestra para Aprendizes, realizado nesta sexta-feira, 2, no auditório do Ministério Público de Sergipe (MPSE). A programação contou com palestras relacionadas ao mercado, empregabilidade e ao mundo do trabalho.
O evento, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) em parceria com o MPSE, conta ainda com a participação do Tribunal de Justiça de Sergipe e do Ministério Público do Trabalho (MPT-SE).
O secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles, destaca que a Seteem atua na conscientização das empresas para a aplicação da lei, além de receber 12 menores aprendizes na secretaria. “Nesse processo de aprendizagem, começamos a oferecer palestras relevantes para a formação deles na secretaria. Dessa experiência exitosa, surgiram os ciclos de palestras para um número cada vez maior de participantes”, destacou.
O jovem aprendiz Nicolas Gabriel, que atua na Seteem, participou do evento e considera que contribuiu muito. “Já faz quatro meses que eu sou jovem aprendiz, nesse tempo que eu estou na secretaria, as pessoas do meu convívio estão colaborando muito no meu conhecimento. Gostei muito das palestras, vou sair com muitos conhecimentos”, comentou.
O procurador Geral do MPSE, Manoel Cabral de Melo Neto foi o anfitrião do dia, ao lado da promotora de Justiça da Infância e da Adolescência, Lilian Carvalho. Também estiveram presentes o procurador do MPT Raimundo Ribeiro e o secretário executivo da Seteem, Rafael Melo, e da Diretora da Biblioteca Epiphaneo Dória, Juciene Maria Santos de Jesus.
Sobre o ciclo
A primeira edição do Ciclo de Palestras para Aprendizes aconteceu em junho no MPT, com o objetivo de ampliar a contribuição para a aprendizagem dos adolescentes que desempenham funções nesses órgãos. A proposta é que o evento continue acontecendo mensalmente.