O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, se reuniu nesta quarta-feira, 4, com o embaixador do Brasil na Irlanda, Marcel Biato, e sua equipe, para tratar da participação de Sergipe numa série de eventos que serão realizados neste ano no país europeu. Estão previstas feiras de negócios, cúpula de comércio e turismo e seminário técnico sobre matriz energética.
“Há um grande interesse dos irlandeses por temas que nosso estado domina, como energia limpa e biocombustíveis, além do estímulo ao intercâmbio científico, acadêmico e cultural. A promoção da nossa renda irlandesa, sem dúvida, também fará parte do nosso trabalho na Irlanda, um país importantíssimo e que pode ser uma porta de entrada para a União Europeia”, resumiu Fábio.
Entre os eventos para os quais o governo de Sergipe foi convidado a participar estão uma feira de negócios, em 19 de novembro, cujo debate estaria centrado no potencial do artesanato sergipano e na renda irlandesa produzida no estado.
Já no dia 21, acontecerá o Fórum Econômico e Empresarial da Irlanda - América Latina e Caribe, que visa promover as potencialidades sergipanas.
A presença do governador Fábio Mitidieri como palestrante foi solicitada para ambos compromissos, a fim de falar sobre as potencialidades econômicas de Sergipe. Também foram convidados o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Segundo o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, o convite para participação nos eventos é resultado das ações do governo de Sergipe, intermediadas pela Secretaria, para promoção de intercâmbio cultural e comercial da renda irlandesa produzida no município sergipano de Divina Pastora e o fortalecimento de laços e negócios entre o Estado de Sergipe e a Irlanda.
“Em agosto, a Seteem esteve reunida em videoconferência com representantes da Embaixada do Brasil na Irlanda para discutir a possibilidade de acordos de cooperação nas áreas tecnológicas e acadêmicas. Na ocasião, foram pautadas ações para detalhar o aparecimento da técnica da renda irlandesa no município, que contará com apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Além disso, foi reforçado o convite para os eventos que acontecerão na Irlanda entre os dias 19 e 21 de novembro deste ano”, explicou.
A visita de Sergipe à Irlanda poderá contar com outras agendas a serem definidas - a exemplo de visita ao centro de inovação e tecnologia de Dublin, considerado o Vale do Silício da Europa em razão do alto potencial industrial, da qualidade da mão de obra e de oportunidades de educação gratuita.
Além da Secretaria de Estado do Trabalho, do Emprego e do Empreendedorismo (Seteem) esse trabalho está sendo acompanhando de perto pelo secretário executivo e a superintendente da Secretaria Especial de Representação em Brasília (Serese), Luciano Filho e Jacqueline Caldeira, e envolverá também parlamentares de Sergipe, como o deputado Fábio Reis, que participaram da reunião virtual.
Também participaram o secretário-executivo da Seteem, Rafael Melo; assim como representantes da embaixada do Brasil na área comercial, cultural, do conselho e de ciência e tecnologia.