Mesmo antes de dezembro chegar, já são perceptíveis os impactos positivos do Natal Iluminado, que teve início no último dia 14 de novembro e segue até 6 de janeiro de 2024, na região central de Aracaju. Este ano, o evento ganhou ainda mais destaque e abrangência, alcançando a Orla da Atalaia, com a Vila do Natal Iluminado, por meio da parceria entre o Governo do Estado e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio/SE). A proposta é proporcionar aos moradores e visitantes um espetáculo natalino completo, que impulsiona o comércio e turismo local, contribuindo para a geração de emprego e renda no estado.
Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Maurício Vasconcelos, o comércio e o turismo devem se beneficiar diretamente desse cenário, com o aumento da movimentação de pessoas e o aquecimento da economia. “O Natal Iluminado é um marco que a Fecomércio instituiu para que as pessoas voltassem a frequentar o centro e reviver as festividades natalinas que eram realizadas na praça da Catedral. Nesta oportunidade, mesmo com as lojas fechadas à noite, as pessoas têm a oportunidade de estar aqui no Centro e isso desperta a vontade de voltar outro dia, contribuindo para o resgate e valorização do Centro. Já a Vila do Natal Iluminado, na Orla da Atalaia, será mais voltada ao turismo e sua cadeia produtiva, impactando as pessoas que estão diretamente ligadas ao setor, a exemplo de hoteis, receptivos, entre outros. Desta maneira, reforça a nossa economia porque é mais dinheiro circulando. Então são duas ações com objetivos diferentes, que se convergem na importância do resgate da cultura do Natal e para fomento da economia e turismo”, destacou o presidente da Acese.
Aquecimento
Ao transformar os espaços em verdadeiros cenários mágicos, o Natal Iluminado e a Vila do Natal Iluminado trazem a magia natalina seja por meio de enfeites, iluminação especial ou nas atrações culturais que prometem reunir famílias inteiras e turistas para aproveitar o clima festivo e vivenciar momentos únicos. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Elison Bomfim, é o momento propício para o fomento da economia. “Entendemos que toda ação que venha atrás do público faz com que as pessoas circulem e estimulem o comércio. A cada ano que passa são promovidas mais ideias, soluções, além da somação de esforços, tanto do setor público como privado, em busca do objetivo comum, que é desenvolver nosso estado, buscando emprego, renda e gerando economia”.
Já o presidente da Acese espera o aquecimento nas vendas no mesmo patamar de antes da pandemia. “Acredito que esse seja o primeiro ano que a gente está voltando a trabalhar quase 100% igual ao que era antes da pandemia. Os lojistas se prepararam tanto para as vendas como também para o atendimento. A gente já começa a observar isso pelo volume de contratação temporárias. Em novembro, já observamos aqui no centro uma movimentação maior do nos meses anteriores”, revelou.
Vendedor de água de coco há 30 anos na Praça Fausto Cardoso, no Centro, Edson dos Santos já percebe uma maior movimentação de pessoas no espaço. “Ao final do ano, o movimento é dobrado, principalmente por causa dos turistas na cidade. E com o início do Natal Iluminado já é nítido que há um maior fluxo de pessoas. Com isso, aumenta a renda dos vendedores e lojistas por conta da maior movimentação de turistas e moradores”, relatou o vendedor, que trabalha no calçadão.
Considerada a principal data para o comércio, o Natal recebe um incremento considerável de recursos por conta do pagamento do 13º salário. Este ano, somente com o pagamento do funcionalismo público estadual haverá, no final de novembro, uma injeção de R$ 800 milhões na economia, considerando a antecipação da segunda parcela do 13º e o pagamento total da folha de novembro, nos dias 28, 29 e 30. “Isso faz com que as pessoas possam ter uma folga nesse período e possam consumir aquilo que não puderam nos meses anteriores. Assim, o incremento do 13º salário é um fator importante. Determinados setores, a exemplo do segmento de confecções, praticamente recuperam as vendas do ano nesta época”, declarou Maurício Vasconcelos.
Mais empregos
Lojistas e comerciantes locais têm observado um aumento notável nas vendas, atribuindo esse crescimento à atraente programação natalina. Tainá Esmerin é líder de departamentos de uma loja localizada no calçadão do Centro de Aracaju. Para ela, a variedade de eventos contribui para prolongar o tempo que os consumidores passam no centro comercial, resultando em mais oportunidades de compras. “Conforme vai chegando aqui o Natal Iluminado, a tendência é aumentarem as vendas aqui na loja. Não é à toa que os horários são estendidos para alcançar um número maior de público e, assim, ter uma renda maior. Então, essa questão do Natal Iluminado ajuda bastante, com um maior fluxo de pessoas”. Ela conta que a loja onde trabalha já contratou cerca de 30 pessoas para esse período de final de ano. Além disso, a antecipação do 13º ajuda bastante e melhora as vendas. “Estamos muito otimistas”, declarou.
De olho nesse potencial, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas reforça a perspectiva de aumento de vendas e de contratações. “Espera-se um aumento nas vendas de 8% em relação ao ano passado. Isso é um crescimento muito forte. Com um comércio forte e pujante, há a expectativa do crescimento na geração de empregos também com as contratações temporárias. Então nós vemos um reflexo positivo da nossa economia em Sergipe, que está melhorando com relação à empregabilidade. Paralelo a isso, está surgindo o Programa de Primeiro Emprego do Governo do Estado que também vai dar um impulsionamento, colocando mais gente qualificada no mercado de trabalho”, avaliou.
O presidente da CDL destaca, ainda, a possibilidade de efetivação das contratações após o período de festas. “Quando uma pessoa temporária é contratada, mostrando serviço, capacidade técnica e interesse, acima de tudo, é muito provável que ela permaneça dentro do quadro dos funcionários e ganhe uma estabilidade”.
Horários
Elison Bomfim ainda informou que está em negociação a extensão do horário do funcionamento do centro comercial, no intuito de aproveitar a maior circulação de pessoas por conta da programação natalina. “Estamos em conversação para abrir o comércio até mais tarde, para que os comerciantes aproveitem o horário de maior fluxo lá nas praças, que é à noite. Com isso, vamos tentar reverter esse público que está visitando Natal Iluminado em mais vendas”.
Natal iluminado
Inserido no calendário de eventos de Sergipe na alta estação, o Natal Iluminado contará com uma programação de 54 dias, com atrações das 17h até as 22h. A programação inclui apresentações culturais e artísticas, como orquestras, corais e shows com artistas sergipanos, que irão animar as noites de novembro e dezembro. Assim como nos anos anteriores, a programação teve início na região central, que ganhou milhares de luzes e atrativos, estendendo depois para o Parque da Sementeira, orlas e avenidas. Somente nas praças Fausto Cardoso, Almirante Barroso e Olímpio Campos são mais de 11 milhões de pontos de luz. O destaque é para o desfile ‘Um Sonho de Natal’, que conta com 15 alas de alegorias, carros alegóricos e performance dos artistas.
O Natal Iluminado, uma realização da Prefeitura de Aracaju em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio/SE), Governo de Sergipe, Serviço Social do Comércio de Sergipe (Sesc/SE), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Sergipe (Senac/SE) e patrocínio das empresas Construtora Celi, Energisa e Maratá.
Confira no link toda programação do Natal iluminado.
Vila do Natal Iluminado
Já a Vila do Natal Iluminado funcionará no período de 2 de dezembro a 2 de janeiro de 2024. No espaço que será montado na Orla da Atalaia, os visitantes poderão visitar a Vila Temática do Natal, assistir a diversas apresentações artísticas com orquestras, filarmônicas e shows natalinos, além de participar da Parada de Natal. Serão montados na Vila do Natal Iluminado pista de patinação no gelo e uma roda gigante, casa do Papai Noel, trenzinho, igreja, presépio, árvore de LED e espaço instagramável. No local, o público também terá acesso à área de alimentação, com restaurantes, lanchonetes e espaços de comidas típicas e artesanato.
A dona de casa Jeize Clara de Oliveira Moreira está na expectativa para o início da Vida do Natal Iluminado. “É bom porque aquece o comércio local. Gostei muito e apoio completamente. É um estímulo a mais para a frequentar a orla, porque é um lugar já turístico que, com certeza, vai atrair mais pessoas”, disse.