Dez artesãos sergipanos participam, no período de 3 a 14 de julho, da 24ª Feira Nacional de Negócios e Artesanato (Fenearte), que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Eles foram selecionados via edital do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), para o evento que reúne mais de cinco mil artesãos de todo o país.
Neste ano, a feira tem como tema ‘Sons do Criar – Artesanato que toca a gente’. De Sergipe, participam profissionais dos municípios de Aracaju, Poço Verde, Divina Pastora, São Cristóvão, Itaporanga D’Ajuda e Santana do São Francisco, com as tipologias crochê, renda irlandesa, tecelagem, madeira, cerâmica, cerâmica esmaltada e bordados.
Além das vendas, o evento conta com exposições, concursos e desfiles de moda, apresentações musicais e outras atividades disponíveis de segunda a domingo, durante todo o dia.
De acordo com a diretora de Artesanato da Seteem, Daiane Santana, há uma grande expectativa de todos os envolvidos devido às dimensões da feira. “É a maior feira da América Latina, na qual vários países compram espaço para comercializar. Cria essa expectativa, porque são 12 dias intensos de vendas, com um grande volume de pessoas”, pontua a diretora.
Ainda segundo a gestora, há uma série de exigências e critérios para participação em feiras nacionais, sendo fundamental que os artesãos se organizem nesse sentido. Para isso, todos os selecionados contam com apoio e ajuda de custo da Seteem para a viagem. “Há um movimento também entre eles, que estão se organizando e já estão entendendo que para participar dos eventos do artesanato, dentro do estado ou fora, é preciso realmente mostrar qualidade”, completa Daiane Santana.
Outras feiras nacionais
Este ano, artesãos sergipanos já participaram, com bons resultados de vendas, do Salão do Artesanato de Brasília, ocorrido no mês de maio, e ainda estão previstas as feiras do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Fortaleza e de Minas Gerais.