O 1º Seminário Estadual de Artesanato de Sergipe – Artistas de Saberes, realizado na manhã desta segunda-feira, 10, no Teatro Atheneu, em Aracaju, reuniu diferentes saberes artesanais sergipanos em um único espaço. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), como mais uma ação de fortalecimento do segmento.
A mestra artesã Rosilene Fernandes, tecelã do município de Poço Verde, considerou o evento gratificante. “É um momento em que reunimos todas as potencialidades que temos no estado de Sergipe. O artesanato, para mim, é de grande valia. Este é um momento crucial para que a gente realmente troque experiências e busque uma melhoria no nosso artesanato. Nós sabemos que temos um governo que tem dado visibilidade a esse trabalho, e a gente é grato por isso”, avaliou.
Para a presidente da Associação das Rendeiras Independentes de Divina Pastora (Asdrin), Neidiele Silva, o seminário foi uma oportunidade para ouvir e ser ouvida. “O melhor projeto desenvolvido é aquele em que as pessoas que serão atingidas são ouvidas, porque só nós sabemos onde está o nosso calo, então é de suma importância para a gente essa oportunidade de falar. A gente se sente importante, reconhecido, porque a gente vem lutando há anos, e nunca ninguém deu essa atenção como o Governo do Estado está dando”, opinou a rendeira.
O ceramista Gilson José dos Santos, de Laranjeiras, que se dedica ao trabalho em argila, mostrou muita satisfação por ter sido um dos nomes chamados ao palco para representar os colegas no seminário de artesanato. “Eu me dedico muito à minha arte, e o Governo do Estado, ao fazer um evento dessa maneira, está dando valor ao nosso artesanato”, sintetizou.
Além de homenagear os trabalhadores do artesanato sergipano, o 1º Seminário Estadual de Artesanato de Sergipe também foi o momento escolhido para a entrega da Carteira Nacional do Artesão de cerca de 700 profissionais da categoria. O documento oferece ao usuário a possibilidade de ter o reconhecimento formal da sua produção artesanal ou da condição de mestre artesão.
“Nós estamos realizando este seminário com o intuito de unir esse potencial que é o artesanato sergipano, nas mais diversas regiões do estado de Sergipe. Aqui, a gente vai poder exemplificar aquilo que nós temos de mais bonito, que é a identidade sergipana”, destaca a diretora de Artesanato da Seteem, Daiane Santana.
O evento contou com a presença do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, que, juntamente com o secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles, anunciou outras ações voltadas para o artesanato sergipano.