Nas próximas duas semanas, de 19 a 30 de agosto, acontecerão as oficinas de moda do projeto ‘RendaVeste Sergipe’, iniciativa do Governo de Sergipe implementada para fazer a conexão entre o trabalho das rendeiras sergipanas com a indústria fashionista. Nesta sexta-feira, 16, houve sensibilização do público das cidades de Divina Pastora e Laranjeiras sobre as temáticas a serem trabalhadas e o cronograma de realização.
A equipe de consultoria técnica do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai Cetiqt), contratada pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) para desenvolver o projeto, esteve reunida com as rendeiras das duas cidades, para falar da próxima etapa da ação lançada no começo do mês de julho.
Os consultores técnicos desta missão, Charllene Santos e Alexandre Borjar, explicaram que ao todo serão dez oficinas, abertas ao público amplo, não somente a rendeiras, que abordarão temáticas importantes dentro do mundo da moda. Serão aulas sobre indumentária antiga e moderna, moda brasileiras, design de moda, branding, custo e precificação, gerência de produtos, empreendedorismo e coletivismo, entre outros temas.
A abordagem das oficinas será técnica, mas buscando alcançar o entendimento dos participantes. Segundo Charlene Santos, a proposta é transformar arte em produtos vestíveis. “Nós pensamos também no que vai ficar para além do conhecimento, do aprendizado, das peças feitas, que é o senso de comunidade para que esse projeto seja ainda mais frutífero e tenha continuidade após seu término”, ressaltou a consultora.
Antes dessa fase, já foram realizados os momentos de diagnóstico das rendeiras e a apresentação da proposta para autoras de moda autoral, que atuarão nesta iniciativa. O projeto ‘RendaVeste Sergipe’ terá duração de um ano e contempla ainda a fase de capacitação propriamente dita, que acontecerá após seleção por edital.