A Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) promoveu na última terça-feira, 18, a 3ª edição do Encontro Bimestral da Rede de Planejamento e Orçamento, no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju. As reuniões acontecem de dois em dois meses, com objetivo de dialogar sobre temáticas relevantes a respeito do planejamento estratégico e das questões orçamentárias do Governo de Sergipe, com os servidores que integram a Rede, representando as secretarias e órgãos do Estado.
Nesta edição, a programação contou com temáticas relacionadas à Lei Orçamentária Anual (LOA), aderência ao quadro de metas, programa formativo da Rede e a importância do fortalecimento da comunicação institucional para o planejamento, bem como trocas de experiências sobre os assuntos abordados e dinâmicas em grupo.
Os participantes também puderam assistir a dois painéis externos sobre o Sergipe 2050 e sobre emendas parlamentares, com representantes da Casa Civil e da Agência de Desenvolvimento do Estado de Sergipe (Desenvolve-SE).
Durante a manhã, a Seplan e a Casa Civil formalizaram um Acordo de Cooperação Técnica com a Desenvolve-SE, que tem como finalidade a implementação de um planejamento global que efetive o programa Sergipe 2050. “Esse programa trata do planejamento de longo prazo de Sergipe. Não é apenas uma ação de governo, é uma ação de Estado, que vai envolver atores internos e externos em torno dos desafios que teremos para esta e para as próximas gerações”, destacou o secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira.
Importância
Também foi anunciado, ao final do encontro, a criação de câmaras temáticas entre os membros da Rede, que funcionarão como órgãos auxiliares para a Seplan, com temas relacionados ao Programa Formativo da Rede, Avaliação de Políticas Públicas e Indicadores. Os Grupos de Trabalho (GT’s) serão auxiliares aos trabalhos executados pela Seplan e terão composição e tempo de duração determinados.
“As câmaras temáticas contam com a participação de todos os servidores presentes no Encontro Bimestral da Rede, para que a gente possa discutir, em câmaras específicas, assuntos que são de extrema relevância e para que a gente consiga pensar em soluções inovadoras acerca de cada tema”, detalhou a secretária executiva Melina Tavares.
Durante o 3º encontro, o subsecretário de Programação Econômica e Orçamento, Felipe Almeida, e a subsecretária de Planejamento e Monitoramento Estratégico, Manoella Mendes, falaram sobre a importância da integração entre o planejamento e orçamento para a construção da LOA 2025. “A LOA 2025 trará uma total aderência entre o plano estratégico do governo e a peça orçamentária. Todas aquelas metas, todos aqueles projetos que já foram discutidos e estão dentro do plano estratégico também estarão inseridos em nossa LOA”, destacou Felipe.
Para Éder Valença, membro da Diretoria de Planejamento da Casa Civil na Rede, a expectativa é sempre agregar conhecimento. “A gente, como Diplan da Casa Civil, se sente orgulhoso de ter uma equipe como essa e também de fazer parte da Rede”.
Sobre a Rede
Composta por servidores das diretorias de Planejamento e Orçamento (Diplan’s) das secretarias e órgãos do Governo, nas funções de titulares e suplentes, a Rede de Planejamento e Orçamento foi criada neste ano pelo governador Fábio Mitidieri.
A Rede tem como órgão central a Seplan, que coordena e organiza as atividades. No calendário anual, além dos dois Seminários de Gestão Estratégica e das reuniões bimestrais, também acontecem reuniões de monitoramento, de balanço de metas e ações de capacitação, por meio do Programa Formativo.
Os próximos encontros bimestrais estão previstos para os dias 20 de agosto e 15 de outubro, além da 2º edição do Seminário de Gestão Estratégica em dezembro.