Notícias

Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2024 às 16:30:00
Seplan conclui capacitação de Infraestrutura de Dados Espaciais com técnicos do Governo
Oficina foi promovida pelo Observatório de Sergipe, com foco em conhecer a realidade das secretarias e órgãos na gestão de dados

A Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação do Governo do Estado (Seplan), por meio do Observatório de Sergipe, concluiu a primeira etapa para a construção da Infraestrutura Estadual de Dados para Sergipe. O encerramento desta etapa se deu com a realização de uma oficina de capacitação voltada para o tema.

Os encontros tiveram como finalidade conhecer a realidade das principais secretarias e órgãos, promovendo um intercâmbio e diálogo entre os técnicos que serão os pontos focais deste projeto. Ele visa identificar quais dados poderão ser trabalhados, e as necessidades dos órgãos na área de Geotecnologia e Gestão de Dados.

“Essa oficina dá o primeiro passo para um projeto muito amplo, de integrar os dados, as informações e o conhecimento de diversas secretarias e órgãos do Estado. Para isso, começamos a desenhar o que a gente chama de uma Infraestrutura de Dados Estaduais e Espaciais, porque são dados que serão geolocalizados”, contextualizou Ciro Brasil, subsecretário de Estudos e Pesquisas (Observatório de Sergipe).

Edson Bastos, coordenador de desenvolvimento operacional da Deso, considerou que a iniciativa foi importante para aprimorar projetos relacionados à infraestrutura na Companhia. “Um anseio antigo da comunidade de geo, no estado de Sergipe, é a possibilidade de termos de fato uma infraestrutura de dados espaciais em que todas as instituições falam o mesmo idioma e compartilham os dados, trazendo mais inteligência para toda a estrutura de governo”, destacou.

A oficina foi guiada pelo professor e especialista Omar Antônio Lunardi, que ressaltou a importância desse nivelamento de conhecimentos: “A ideia é fazer um inventário de todos os dados que são espacializáveis, verificando o que o Estado possui e pensando em como integrá-los às várias secretarias. A segunda etapa será a estruturação de bancos de dados espaciais, preservando a consistência deles”.

Sobre o ministrante

Omar Antonio Lunardi é Oficial do Exército, formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (RJ). Ele é bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), engenheiro cartográfico pelo Instituto Militar de Engenharia (RJ) e possui especializações como Analista de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica (RS), mestrado em Informações Geográficas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e em Banco de Dados Orientado a Objetos pela Universidade de Cambridge (UK).