Notícias

Terça-Feira, 16 de Julho de 2024 às 21:15:00
Seminário de Inovação promove oficinas temáticas sobre potencial inovador de Sergipe
Programação encerra evento promovido pela Seplan e pelo Sistema Sedetec

Dando continuidade à programação do Seminário de Inovação de Sergipe 2024, diversas oficinas temáticas foram realizadas ao longo desta terça-feira, 16. Promovido pela Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e vinculadas da Sedetec, o evento tem como objetivo fomentar a inovação e promover o desenvolvimento tecnológico do estado.

No período da manhã, foram discutidos temas como ‘Compras Públicas para Inovação’, com Mário Marroquim, da Procuradoria Geral do Estado de Sergipe (PGE), e Bruno Maciel, da Secretaria Especial de Gestão das Contratações, Licitações e Logística (Seclog). Em seguida, ocorreu a oficina sobre ‘Apoio à Inovação nas Empresas e Novos Negócios’, ministrada por Lucão (Startup); Saulo, da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), e Bruno Rollemberg, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

“O objetivo da programação de oficinas de hoje é construir a agenda estratégica de Inovação para 2025-2026 a partir de diversos temas que trabalhamos nestes momentos. As oficinas nos permitiram identificar quais dificuldades das áreas, pensar em ações para mitigar essas dificuldades e começar a preparar um seminário para cada tema para nos aprofundarmos mais sobre o assunto e, em dezembro, apresentarmos à sociedade nossa agenda estratégica para os próximos dois anos”, ressaltou uma das organizadoras do evento, a subsecretária de Transformação Digital e Inovação da Seplan, Andrea Macedo.

Participação

Ainda durante a manhã, foi abordado o ‘Desenvolvimento Rural e Ambiental’, com Arlindo, da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri); Prof. Geusa, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e Carlos Júnior, da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). Além disso, também foi discutido o tema ‘Saúde e Biotecnologia’, com o Dr. Lucindo Quintans Júnior, da UFS; Dr. Marcos Prado e Dr. Marcos Torres, da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Já durante a tarde, a programação das oficinas incluiu um debate sobre o ‘Sistema Estadual de Inovação, Interiorização da inovação e Redução das Desigualdades’ com participação do presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Denisson Salustiano. O professor Martins e o representante Joselito, da Prefeitura de São Cristóvão, também marcaram presença no evento. “O Seminário de Inovação é um marco para Sergipe. É a consolidação após a construção de um ecossistema local de inovação. Esse segundo dia de evento nos ajudou a identificar lacunas e propor soluções para o nosso estado. Foi um momento muito importante para planejar ações futuras”, pontuou o gerente de inovação do Sebrae Sergipe, Marcos Vinícius Bezerra.

A CEO e fundadora da startup Você Inova, Gabriela Rezende, compartilhou sua experiência em participar das oficinas. “Pudemos apresentar algumas das dificuldades que passamos aqui no estado e propor soluções para serem implementadas nos próximos anos”, comentou.

Importância

Em seguida, foi realizada uma oficina sobre ‘Industrialização e Energia’ apresentada por Rodrigo Rocha, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL); Anízio Dantas, do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e Guilherme Rebouças, do Desenvolve-SE.

Outra temática da tarde foi a ‘Transformação Digital do Estado e Municípios’, com Daniel Santana (Seplan), Patricia (Prefeitura de Canindé do São Francisco) e Cecília Dias, da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). “Participar deste discurso tão temporal e em alta é bom para o desenvolvimento da tecnologia e da transformação digital em nosso estado. Na oficina, discutimos sobre o projeto Conecta e seu alcance dentro dos municípios de Sergipe, incluindo seus impactos sociais”, afirmou a representante da Seasic.

A programação do seminário foi encerrada com a oficina sobre ‘Educação e Inovação Social’, conduzida por Domingos (Innovation/Unit) e Prof. Clotildes, da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc). “O evento foi uma grande oportunidade. Levar esse conhecimento para a instituição permitirá direcionar os alunos aos editais de inovação, garantindo que seus projetos tenham maior durabilidade no mercado e consigam traçar seu próprio caminho”, salientou a instrutora do Senai, Manuella Carvalho, que participou das oficinas.