A Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) reuniu suas equipes para uma semana de imersão do planejamento interno da secretaria, com foco em analisar os projetos, metas e objetivos definidos na recriação da pasta, em 2024, e atualizá-los após este primeiro ano de atuação.
Os encontros reuniram as equipes dos cinco eixos de atuação da Seplan: Planejamento e Monitoramento Estratégico; Programação Econômica e Orçamento; Transformação Digital e Inovação; Estudos e Pesquisas (Observatório de Sergipe) e Desenvolvimento Regional e Gestão Metropolitana, que também desenharam os próximos passos da secretaria para este ano, pensando no biênio 2025-2026 para o Governo do Estado.
“Nós, que atuamos como órgão central aqui no Governo do Estado, acompanhando o trabalho de cada secretaria em torno de quais são os objetivos, os projetos e as metas de governo, também temos que ter o nosso momento de olhar para dentro, unificar o time todo a respeito de onde queremos chegar e como trabalhamos para isso. Nossa perspectiva neste ano é de foco no resultado, muito compromisso com a entrega para todo o governo e para a sociedade”, destacou o secretário de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira.
A construção do planejamento interno concentrou dinâmicas em grupo e divisões setoriais que olhassem para a secretaria como um todo e especificamente para cada área de atuação.
Para o superintendente de Programação Econômica da Seplan, Felipe Augusto, este é um momento para a equipe fortalecer a transversalidade entre os eixos de atuação. “Esse é um espaço onde as diferentes áreas se comunicam e contribuem com os projetos umas das outras, de modo que possamos enriquecer as atividades e construir uma secretaria de Planejamento ainda mais forte em 2025”, colocou.
A assessora de Gestão Estratégica da Seplan, Mariana Albuquerque, compreende que essa interação é importante para que haja um intercâmbio entre os eixos, o que possibilita que “o processo de planejamento seja coletivo, fortalecido internamente e aliado ao planejamento estratégico do governo”.
Na próxima semana, a secretaria retoma o planejamento interno para consolidar os projetos, as metas e os objetivos definidos nesta semana. Os próximos passos consistem na implementação a partir da execução e monitoramento das ações.
“Reunimos todos os subsecretários, superintendentes, gerentes e os nossos coordenadores de projetos, a fim de que a gente possa fazer um balanço de como é que a gente cumpriu todas as metas do primeiro biênio e também estabelecer qual é o nosso portfólio, qual é o nosso quadro de metas desse segundo biênio da gestão”, explicou a secretária-executiva da Seplan, Melina Tavares.