A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) iniciou nesta segunda-feira, 20, a participação no 10º Fórum Mundial da Água em Bali, Indonésia. Com o tema 'Água para Prosperidade Compartilhada', o encontro internacional é considerado o maior do setor hídrico, reunindo participantes de todos os níveis e áreas, incluindo instituições do setor público e privado, sociedade civil entre outros. A comitiva sergipana também conta com a participação da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).
Durante o evento, a Semac participa de paineis de discussão e sessões que exploram soluções inovadoras para os desafios de gestão hídrica enfrentados em todo o mundo. Além de apresentar uma síntese das ações empreendidas em Sergipe para a efetivação da gestão dos recursos hídricos, como a emissão de autorizações pelo uso da água, fiscalização das autorizações de recursos hídricos emitidas pelo órgão gestor, monitoramento do nível d’água de sete reservatórios do estado, com emissão de boletins informativos com frequência semanal, monitoramento meteorológico, pluviométrico e de eventos hidrológicos críticos, com emissão diária de boletins informativos do tempo, entre outras ações.
Para a secretária da Semac, Deborah Dias, essa articulação com o mundo, principalmente com os países da América da Latina, é extremamente crucial do ponto de vista colaborativo. “São oportunidades como essas que nos permite conhecer sobre a realidade hídrica de outras regiões, além da possibilidade de estabelecer parcerias com o objetivo de melhorar ainda mais esse trabalho que realizamos para garantir água em quantidade e qualidade”, pontuou.
A participação da comitiva sergipana no 10º Fórum Mundial da Água incluiu também a inauguração do Pavilhão da América Latina, espaço que congrega o Brasil e os outros países latino americanos. “É uma enorme satisfação participar desse fórum e poder compartilhar experiências em projetos de gestão pública. Espero que todos tenham um excelente evento”, disse a secretária de Estado do Meio Ambiente de Sergipe, Deborah Dias, durante abertura dos trabalhos no pavilhão.
O evento
O Fórum Mundial da Água é realizado a cada três anos e acontece desde 1997. As atividades incluem a preparação de três anos (fase preparatória), o encontro de uma semana (fase de eventos) e apresentação dos resultados (fase de síntese), com apoio contínuo à ação coletiva. De 18 a 25 de maio de 2024, os chefes de estado, os chefes de organizações internacionais, funcionários governamentais de alto nível, especialistas, acadêmicos, empresários e economistas de todo o mundo partilharão conhecimentos, experiências e práticas relativas a uma vasta gama de temas relacionados à água.