Notícias

Terça-Feira, 18 de Junho de 2024 às 11:15:00
Semac adere ao Programa Agenda Ambiental da Administração Pública
Iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima tem como objetivo estimular a adoção de critérios socioambientais na gestão dos órgãos públicos

A fim de ampliar práticas ambientalmente sustentáveis na gestão pública, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) aderiu ao programa Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A iniciativa tem como objetivo estimular a adoção de critérios socioambientais na gestão dos órgãos públicos, visando minimizar e ou eliminar os impactos de suas práticas administrativas e operacionais no meio ambiente, por meio da adoção de ações que promovam o uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos, além do manejo adequado dos resíduos.

A Semac aderiu ao programa em junho de 2024, com a assinatura do termo de adesão, que firma o comprometimento da instituição com a agenda socioambiental e a gestão transparente. O programa está estruturado em seis eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão de resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; compras públicas sustentáveis; e construções sustentáveis. O acesso a esse serviço possui duração de cinco anos.

De acordo com a gerente de Educação Ambiental e Relações Sociais da Semac, Isabelle Blengini, após a formalização da adesão, será iniciado o processo de institucionalização da comissão. “Para realizar um diagnóstico sobre situação do consumo, dos resíduos gerados, dos nossos descartes, além também de trabalhar no eixo da qualidade do trabalho do servidor. Então nós temos aí um grande trabalho pela frente para ampliar essa questão do consumo sustentável, consumo consciente na Semac”, frisou.

O plano de trabalho da Semac conta com 27 metas a serem cumpridas até 2028. Entre elas estão: fazer um levantamento sobre o consumo de recursos naturais; definir responsabilidades institucionais do órgão e servidores; elaborar um plano de capacitação por meio de palestras, reuniões, cursos e oficinas; elaborar plano de sensibilização de servidores; desenvolver cartilhas educativas sobre sustentabilidade, entre outras metas. Durante os cinco anos de vigência da adesão, o MMA acompanhará as ações implementadas pela Semac, prestando o assessoramento técnico necessário para o alcance dos objetivos pactuados no plano de trabalho.