O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), realizou, nesta terça-feira, 26, a 1ª Oficina de Educação Ambiental no Âmbito do Turismo. A ação ocorreu na Secretaria Municipal de Educação de Itabaiana, no agreste central sergipano, e contou com a participação de representantes das cidades que integram os polos da Serra e dos Tabuleiros.
Para a secretária de Estado do Turismo de Sergipe, Daniela Mesquita, a capacitação cumpre um dos propósitos da política do governo Fábio Mitidieri de viabilizar ações educativas e ambientais na promoção da melhoria socioambiental. “Essa iniciativa é muito importante, pois, de forma participativa, com a contribuição de representantes dos polos turísticos, foram colocados diferentes pontos de vista, experiências e expectativas que auxiliarão na elaboração de projetos de fomento às ações de educação ambiental”, destaca.
Na programação, houve as seguintes palestras: “Educação Ambiental em Sergipe”, por Isabelle Aparecida Dellela Blengini, gerente de Educação Ambiental e Relações Sociais da Semac; “Educação Ambiental no Turismo”, por Thassia Luiza Santana Costa, consultora ambiental e responsável pelo projeto da Setur; e “Ecoturismo na Prática”, por Elias José da Silva, técnico em Guia de Turismo e especialista em atrativos naturais.
De acordo com a engenheira ambiental da Setur, Thassia Luiza Santana, a capacitação é uma ramificação da Política Estadual de Política Ambiental, gerenciada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), da qual a Setur é parceira. “Este evento é uma iniciativa da Setur e consiste na primeira percepção do que vem ocorrendo em termos de educação ambiental com viés no turismo nos municípios. Trata-se de uma oficina de diagnóstico rápido participativo, com algumas palestras para explicar como vai ser a metodologia de execução, sendo que o objetivo principal é fazer esse levantamento por meio desse diagnóstico com os municípios”, esclarece.
A engenheira ambiental Thassia Luiza enfatiza, também, que os eixos temáticos trabalhados durante a capacitação são voltados à questão do turismo e da educação ambiental como premissa de assegurar um turismo sustentável. “No total, serão quatro capacitações. Ao final de todas, cada polo terá um documento técnico que servirá de estrutura para a elaboração de projetos de fomento às ações de educação ambiental que já acontecem nos municípios, que podem vir a acontecer e que podem ser melhor estruturadas por meio de apoio institucional financeiro da Setur”, enfatiza.
Polos
Os municípios que fazem parte do Polo da Serra são: Areia Branca, Frei Paulo, Itabaiana, Macambira, Pedra Mole, Ribeirópolis, São Domingos, São Miguel do Aleixo, Campo do Brito, Carira, Feira Nova, Malhador, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida e Pinhão. Já os do Polo dos Tabuleiros são: Capela, Divina Pastora, Japaratuba, Muribeca, Nossa Senhora das Dores, Riachuelo, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima, São Francisco, Siriri, Aquidabã, Carmópolis, Cumbe, General Maynard, Graccho Cardoso, Malhada dos Bois e Maruim.