A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) promoveu, na manhã desta sexta-feira, 7, uma ação de conscientização alusiva à Semana do Meio Ambiente, celebrada ao longo dos últimos sete dias. Realizada na entrada da unidade sede da empresa, no bairro 13 de Julho, em Aracaju, a campanha educativa distribuiu mudas de árvores frutíferas a colaboradores e visitantes, além de ter divulgado sobre a importância da coleta de óleo de cozinha usado, feita no ecoponto da Companhia.
De acordo com o coordenador de Educação Ambiental da Deso, José Jorge Silva Santos, o objetivo foi incentivar o plantio de árvores no estado e o descarte consciente do óleo saturado. “Estamos contribuindo para a recuperação de áreas possivelmente degradadas e dando um bom destino ao óleo de cozinha. Isso evidencia a função socioambiental da empresa e a sua responsabilidade com o meio ambiente”, afirmou.
As mudas são produzidas em parceria com o projeto CompostIFS, desenvolvido por alunos e professores do campus de Estância do Instituto Federal de Sergipe (IFS). As plantas são armazenadas em copos de plástico descartáveis da Deso. “Em vez de ir para o lixo, o copo ganha uma nova e importante função. Nós levamos essas mudas às escolas a fim de incentivar a horta nos estabelecimentos de ensino”, destacou José Jorge.
Atenção social
Na unidade sede da Companhia, há um ecoponto para recolhimento de materiais recicláveis e de óleo de cozinha, que é encaminhado à Recigraxe, parceira do projeto, para beneficiamento do produto. O óleo é, então, transformado em biodiesel e em produtos de limpeza, os quais são direcionados, também, a instituições filantrópicas de Sergipe. “Na próxima sexta-feira, dia 14, faremos a entrega de sabão para uma instituição, que atende mulheres em situação de vulnerabilidade social”, afirmou o coordenador.