O Time Sergipe se prepara para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), um dos maiores eventos esportivos do país voltados para jovens atletas, que este ano acontece em Recife (PE), entre os dias 20 de setembro e 3 de outubro. Além dos intensos treinos e da preparação técnica, a gestão estadual investiu na criação de uniformes que representam não apenas a equipe, mas também o orgulho e a identidade cultural da região. O material foi apresentado e entregue aos atletas na noite desta quinta-feira, 12, em evento realizado no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju. Na ocasião, esportistas, familiares e técnicos também puderam conhecer a proposta do Governo do Estado para a implementação da Bolsa Atleta Estadual, que seguirá para votação na Assembleia Legislativa.
Patrocinados pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese), os novos trajes do Time Sergipe foram inspirados nas cores e nos símbolos característicos do estado, como as cores da bandeira e elementos gráficos baseados no artesanato sergipano e em paisagens do território. “A criação desses uniformes vai muito além da vestimenta esportiva. Eles representam o nosso orgulho sergipano, a nossa cultura e a força de nossos jovens atletas. Cada detalhe foi pensado para que, ao vestirem essa camisa, nossos atletas sintam a responsabilidade e a honra de representar Sergipe nos maiores palcos esportivos do país”, sintetizou a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, durante a apresentação dos uniformes.
O governo, em parceria com o Banese, investiu R$ 90 mil na confecção de aproximadamente 600 peças de roupas, inicialmente, incluindo camisas, shorts, agasalhos e acessórios personalizados para os atletas e a equipe técnica. A padronização dos uniformes não só garante um visual unificado, como também eleva o espírito de equipe e fortalece a identidade do Time Sergipe. “Para o Banese, investir no esporte é investir no futuro dos nossos jovens e no fortalecimento da nossa identidade sergipana. Esse valor destinado à confecção dos uniformes reflete nosso compromisso em apoiar o desenvolvimento do desporto escolar e em proporcionar aos atletas as melhores condições para representarem Sergipe com orgulho nos Jogos Escolares Brasileiros”, colocou o presidente do Banese, Marco Queiroz.
O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora, ressaltou a importância dos novos uniformes para o desempenho dos atletas na competição. “É sempre um prazer ver estados como Sergipe investindo no desenvolvimento dos seus jovens atletas, não apenas na preparação física e técnica, mas também em como eles se apresentam para o Brasil. Os novos uniformes são um exemplo claro disso, mostrando um grande cuidado com a identidade visual, a representatividade cultural e a preocupação com a sustentabilidade. Essa atenção aos detalhes reforça a seriedade com que Sergipe encara os Jogos Escolares Brasileiros e os Jogos da Juventude, competições que reúnem os melhores talentos do desporto escolar no país”, declarou.
O orgulho dos atletas sergipanos durante o recebimento dos uniformes com os quais irão representar o estado nas próximas semanas pôde ser visto no rosto do jovem karateca Francisco Ryan. “Além de serem bonitos e confortáveis, eles carregam as cores e a história do nosso estado. É uma honra poder vestir algo que foi feito com tanto cuidado. Isso nos motiva ainda mais a dar o nosso melhor nas competições, sabendo que estamos representando Sergipe e todos que acreditam no nosso potencial. Agora é focar nos treinos e fazer bonito nos Jogos’’, afirmou.
O investimento do Governo do Estado no Time Sergipe para os JEBs também envolve o planejamento logístico, desde o transporte dos atletas, por meio de 14 ônibus, até a acomodação e a alimentação durante o evento, em um investimento de R$ 256.321,72.
A delegação sergipana é composta por 243 pessoas, incluindo 37 integrantes da comissão técnica, 22 oficiais e 185 jovens atletas — 94 femininas e 91 masculinos — selecionados a partir dos Jogos da Primavera, a maior competição do desporto escolar do estado. O Time Sergipe embarca para os JEBs no dia 20 de setembro e conta com estudantes de 214 escolas, sendo 70 unidades escolares da rede pública e 144 da rede privada.