Notícias

Quinta-Feira, 06 de Julho de 2023 às 15:00:00
Sergipe defende a realização dos JEB’s 2023
A realização dos Jogos Escolares Brasileiros ainda não está confirmada

A secretária de Estado do Esporte e Lazer e presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esporte, Mariana Dantas, esteve em Brasília, nesta quarta-feira, 5, para participar de reunião que discutiu a realização dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s).

Os JEB’s são a maior competição de desporto escolar do país para atletas de 12 a 14 anos, organizados através da parceria entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). Este ano, a realização dos JEB’s, prevista para acontecer na cidade de Brasília, não está confirmada devido à escassez de recursos financeiros por parte do Ministério do Esporte, que até dezembro de 2022 era uma secretaria especial.

A reunião levantou temas referentes à realização dos JEB’s, considerando o impacto na vida dos mais de seis mil jovens atletas. A organização dos JEB’s preconiza a participação igualitária de atletas dos gêneros masculino e feminino e a participação de todos os estados brasileiros com igual quantidade de atletas.

A secretária Mariana Dantas ressaltou na reunião que a maioria dos estados já realizaram as suas seletivas, assim como Sergipe, e o impacto da não realização na vida dos jovens atletas. De acordo com Mariana, nessa reunião, o Ministério do Esporte, a CBDE e o Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esporte estavam unidos e empenhados em buscar maneiras de colaboração para garantir a realização dos jogos.

“Nossa preocupação é com o atleta. Queremos garantir que ele tenha experiência e possa traçar o caminho para uma vida pautada nos valores esportivos. Muitos estados já fizeram as seletivas estaduais, a exemplo nosso, que já realizamos os Jogos da Primavera e selecionamos os atletas que representarão Sergipe nessa e em outras competições escolares nacionais.

A secretária do Esporte também considera que isso impacta diretamente em toda uma geração de atletas que não terão oportunidade de participar de uma das maiores competições esportivas do país. “Ressaltamos que os jogos vão além do benefício esportivo.  Tem o intercâmbio cultural, a experiência de vida, o estímulo a hábitos mais saudáveis e a detecção de talentos que ocorre naturalmente. Após conversa com a ministra Ana Moser, que também envida esforços para realização do JEB’s, decidimos que, em nome do Fórum e por entender a importância dos jogos, levaremos o pleito ao presidente da República para que providências sejam tomadas e assim possamos beneficiar a juventude brasileira”, explica a secretária.