A programação esportiva do Projeto Verão 2023 ofereceu a sergipanos e turistas a oportunidade de conhecer novas modalidades, como o wrestling, tchouckball e aquathlon. Neste domingo, 12, além das mais de 20 modalidades disponíveis na Orla da Atalaia, na Praia da Cinelândia, as pessoas também puderam conhecer os esportes náuticos, na Orla Pôr do Sol, onde foram realizadas as competições de aquathlon, stand up e corrida de barcos ribeirinhos.
O diretor de Paradesporto da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer e paratleta de ciclismo, Ulisses Freitas, teve a oportunidade de praticar o stand up adaptado. “Foi mais uma experiência incrível que eu pude viver nesse Projeto Verão. Esses locais com água sempre foram um pesadelo para mim que uso uma cadeira de rodas para a minha locomoção, mas a programação inclusiva do Projeto Verão já me proporcionou entrar no mar novamente depois de muito tempo e, agora, eu pude andar de stand up. Estou muito feliz por ter enfrentado mais esse medo e realizado mais um desejo. Vamos trabalhar para que essa modalidade esteja mais acessível para as pessoas com deficiência, porque eu já pude ver que é uma sensação incrível e libertadora”, garante.
A jornalista Mirella Mattos também andou de stand up pela primeira vez e comemorou a oportunidade. “Foi uma das experiências mais incríveis da minha vida e eu ainda estou machucada, imagine se eu pudesse ter levantado na prancha. Quero voltar e praticar novamente. Muito obrigada, Projeto Verão, por essa experiência incrível”.
A programação esportiva do Projeto Verão 2023 incluiu as paramodalidades, como o bodyboard e o vôlei sentado, e ofereceu a oportunidade de um banho de mar assistido para pessoas com deficiência, com o apoio do Projeto Estrelas do Mar.
Projeto Verão
O Projeto Verão retorna à programação de eventos sergipanos após um hiato de dois anos, causado pela pandemia, com uma programação diversa, extensa e gratuita. Nos dias 10, 11 e 12, nas orlas da Atalaia e Pôr do Sol, os sergipanos e turistas tiveram acesso a uma programação esportiva, cultural e artística, fruto da parceria entre o Governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju.
Durante a festa, a prática esportiva, os hábitos de vida mais saudáveis e o conhecimento de novas modalidades foram estimulados a partir de uma programação que incluiu aulas e minicompetições de 28 modalidades esportivas, indo do MMT Cross, até o até o beach hand, beach tennis, beach soccer, vôlei de praia, futevôlei, tchoukball, wrestling, futmesa, surfe, ginástica, aulas da academia da cidade, zumba, skate e capoeira.