Notícias

Sábado, 11 de Fevereiro de 2023 às 19:00:00
Projeto Verão: programação inclui diversos públicos
Três modalidades foram disponibilizadas para as pessoas com deficiência, além de um banho de mar com as cadeiras anfíbias do Projeto Estrela do Mar

O Projeto Verão 2023 é um ambiente diverso, multicultural e a retomada do evento trouxe para a capital sergipana uma programação cultural e esportiva que incentiva a participação dos mais diversos públicos. Neste sábado, 11, dentre as 28 modalidades disponíveis para a participação popular, o evento promovido por meio da parceria entre o Governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju também incluiu o vôlei sentado, o bodyboard e a capoeira adaptada.

Para promover a inclusão das pessoas com deficiência, a programação também incluiu um banho de mar com as cadeiras anfíbias cedidas pelo Projeto Estrelas do Mar. O diretor de Paradesporto da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, Ulisses Freitas, foi uma das pessoas que aproveitaram a oportunidade do banho de mar.

“Há 14 anos sofri um acidente que me deixou paraplégico e tendo que utilizar uma cadeira de rodas para a minha locomoção. Uma das coisas que ficou em falta na minha vida foi a praia, o mar. Eu sempre evitei aqueles passeios em família para a praia. Desde que fiquei na cadeira de rodas, nunca mais entrei no mar e hoje realizei esse pequeno sonho. Era uma coisa que eu já queria, sabia que ia ser sensacional, mas não esperei que fosse tão emocionante. Sentir a água do mar, aquela água salgada, a onda batendo no rosto novamente. Ao entrar hoje no mar eu tive que segurar a emoção umas três vezes. Segurei o choro porque não queria demonstrar a emoção”, contou Ulisses, que hoje também é paratleta sergipano de ciclismo.

As aulas de vôlei sentado aconteceram no início da manhã, com o professor Esequias dos Anjos, que atua no Parque Aquático Oseas de Miranda, com aulas para jovens de 6 a 17 anos, e as aulas de bodyboard aconteceram no final da tarde, com os instrutores do Projeto Estrelas do Mar.  

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, destaca a importância da inclusão nos eventos esportivos. “O esporte não tem preconceitos, por isso a nossa programação é diversa e inclusiva. Além das modalidades mais comuns, fizemos questão de incluir outras modalidades, os paradesportos e o banho assistido, que dá oportunidade para que as pessoas com deficiência tomem banho de mar com as cadeiras anfíbias, cedidas pelo Projeto Estrelas do Mar. Para quem não tem deficiência, parece algo simples, mas para essas pessoas, o banho de mar é, muitas vezes, uma coisa muito difícil e complicada para acontecer”, explica.

Projeto Verão 2023

Após dois anos sem ser realizado por conta da pandemia, o Projeto Verão volta a fazer parte da programação de eventos da capital, numa parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado. O evento, além de movimentar diversos setores da economia, fomenta o esporte e a cultura local.