Notícias

Sábado, 11 de Fevereiro de 2023 às 18:05:00
Projeto Verão 2023: Arena Criativa expõe diversidade de atrações diurnas
Ao longo de todo o dia, arena integra música, artes visuais, comércio, jogos eletrônicos e mais diversas outras atrações

Para quem acredita que a programação do Projeto Verão se resume aos shows noturnos, uma breve caminhada na Praia da Cinelândia durante o dia pode fazer mudar de ideia. Na Arena Criativa, a variedade de atividades é a marca principal, com opções que vão desde campeonatos de eSports até oficinas de arte circense. E entre tanta diversidade, fica a certeza: o evento é para todos os gostos.

Na Tenda Games, as competições de jogos eletrônicos se iniciaram já na sexta-feira, 10. Neste sábado, 11, os jogos se estendem por todo o dia, arrancando reações apaixonadas tanto de quem assiste quanto de quem joga. É o caso de Vinícius Ferreira, o ‘Senodafas’, da equipe de Counter-Strike ‘Os Gabirus Alados'. "É o nosso primeiro campeonato, a gente treinou muito e estamos vindo pra ganhar. A gente ficou muito animado quando soube que ia ter esse evento de games apoiado pelo governo. E é importante para que mais pessoas conheçam os eSports, que estão crescendo muito no Brasil. Já vi muita gente que veio assistir, mesmo sem jogar, se divertindo e comemorando”, conta.

Ao lado da Tenda Games, a Tenda Multicultural faz jus ao seu nome. Dentre as múltiplas opções disponíveis, o som percussivo do Batalá invade a tarde do sábado. Formado apenas por mulheres, o grupo, especializado em música afro-brasileira e samba reggae, conta com cerca de 40 integrantes. Entre elas está a percussionista Érica Guerra. Para ela, a principal força do Projeto Verão está na união de estilos.

“Entendendo que a gente está no verão, nada melhor para Aracaju, culturalmente falando, do que juntar o pessoal de outros estados, do Brasil inteiro, para vir aqui conhecer a nossa cultura. E o Batalá está aqui representando isso, né? Então, é muito importante ter essas atrações juntas em um evento cultural para todas as idades. Estamos na menor capital do Brasil, mas entendemos quão rica ela é. Isso é sensacional”, considera.

Também na Tenda Multicultural, a ‘Batalha de MCs – Gladiadorxs do Mic’ traz espaço a um projeto conduzido de forma independente pelos artistas do hip hop nas comunidades. “O poder público traz para o palco o que os jovens já fazem em seus bairros, efetuando a política pública. Então, é um momento de empoderamento, de festividade e de reafirmação”, ressalta o organizador da batalha, César Griô Nagô.

E para quem deseja comprar e conhecer produtos locais e diferenciados, o Projeto Verão também oferece uma boa programação. Trata-se da Feirinha Criativa, que reúne 72 expositores dos mais variados segmentos. Segundo a artesã Edenilde Teles, o ponto alto do evento é a projeção trazida aos produtos sergipanos.

“Ontem vendi bem, e espero que hoje seja melhor ainda. Meu trabalho sou eu que faço, sou eu mostrando minha criatividade. E é muito bom ter um espaço como esse, promovido pelo governo, pela prefeitura, porque traz uma oportunidade para todos. O grafite, o circo, o artesanato... É excelente, todos tendo a oportunidade de mostrar seu talento em sua própria área”, avalia.

O passeio na Arena Criativa não para por aí. Na Área Externa, as oficinas circenses propõem uma mistura de arte e desafio corporal. Participando da oficina de Tecido Acrobático e Acrobacia de Solo, a acrobata Maria Paula Ramalho Barreto, que desde 2019 frequenta aulas de circo, caracteriza a programação como uma plataforma artística diversa.

“Acho que esse evento é muito importante para a cultura, para mostrar o que a gente tem no nosso estado e que não é muito conhecido. É uma ação que a prefeitura e o Estado estão fazendo, para dar apoio. E tem muita gente curiosa, querendo subir no tecido, porque é uma terapia. Foi assim que eu comecei, porque é algo que me traz paz, e que bom que mais pessoas podem conhecer nesse evento”, comenta.

Ainda na Área Externa, a Mostra de Live Painting exibe o potencial do grafite sergipano. Para o artista gráfico Dalvan Dexter, a pintura de painéis no evento representa a celebração da cultura local e a possibilidade de que mais pessoas conheçam a cultura do grafite.

“É massa esse espaço, porque cada vez mais valoriza e descriminaliza o grafite. E isso é importante, porque a arte na rua chega de uma forma mais natural. O grafite e o hip hop precisam ser mais valorizados e até levados para as escolas. É um momento que abre o diálogo, porque muitas vezes a gente vê um artista pintando na rua e não tem a oportunidade de falar com ele. Aqui, a gente pode mostrar nosso trabalho e conversar diretamente com a população”, enfatiza.

Diversidade

Durante todo o sábado, a Arena Criativa reúne 18 atividades acontecendo de forma paralela. E a programação segue durante o domingo, 12, tão variada quanto nos dias anteriores. Na Tenda Games, os campeonatos acontecem das 10h às 20h. Já a Feirinha Criativa tem início às 16h, indo até 21h.

Quanto à Tenda Multicultural, as atividades vão das 9h às 17h. O roteiro inclui oficinas de quadrilha junina e de edição para redes sociais; mostra de videoclipes e de curtas sergipanos; Rádio Ajuplay e batalha de break.

Projeto Verão 2023

Após dois anos sem ser realizado por conta da pandemia, o Projeto Verão volta a fazer parte da programação de eventos da capital, numa parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado. O evento, além de movimentar diversos setores da economia, fomenta o esporte e a cultura local.