O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), tem investido na realização e apoio a grandes eventos esportivos para fortalecer as modalidades e atrair turistas para o estado, movimentando a economia das cidades. No último final de semana, a cidade de Campo do Brito, no agreste sergipano, recebeu mais uma edição do Brito Ride, um campeonato de Mountain Bike que reuniu centenas de atletas de vários estados brasileiros para a competição.
O Brito Ride aconteceu no sábado e domingo, dias 7 e 8 de outubro, e reuniu ciclistas de vários estados brasileiros, incluindo Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Santa Catarina e outros, nas categorias diversão, open masculino e feminino, júnior, elite, sub 30, masters, peso pesado, duplas e e-bike.
O ciclista Ricardo Ramthum, da cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, participou da prova e elogiou o evento. “Eu estou muito feliz e surpreso, para quem gosta de mountain bike, o terreno aqui é fantástico. Estou impressionado com o que eu vi aqui. Porque é difícil achar uma prova assim, que é o verdadeiro mountain bike. Então eu estou muito feliz e satisfeito com o meu desempenho. E a estrutura da prova, a sinalização, o staff, foi tudo fantástico. Estão de parabéns, essa é uma prova que realmente faz jus ao campeonato brasileiro que vai ser feito aqui no ano que vem”, afirmou o atleta.
Johan Rodrigues, presidente da Federação Sergipana de Ciclismo, confirmou que o Brito Ride é uma preparação para o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike que será realizado na cidade, em maio de 2024. “Hoje, Campo do Brito é mais conhecido como o palco do MTB sergipano. Estamos aqui no Brito Ride 2023 que é uma prova de challenge, com dois dias de competição, onde temos atletas de vários estados do Brasil. Está todo mundo reunido aqui, os melhores atletas do Brasil estão aqui hoje. E Campo do Brito também será palco do nosso Campeonato Brasileiro de MTB, que será no próximo ano. Então, esse também é um teste para o maior evento da modalidade. Agradecemos o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, para a realização desses grandes eventos, que são muito importantes para a modalidade”, completou o presidente.
A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, reforçou a importância desses eventos esportivos para Sergipe. “O Governo do Estado tem trabalhado para atrair grandes eventos esportivos para Sergipe pois acredita que esses eventos fortalecem as modalidades, beneficiam os nossos atletas, que participam de competições de alto nível em casa, e ainda atraem turistas e movimentam a economia das cidades-sede. Esse final de semana foi bem movimentado, tivemos competições de diversas modalidades e que atingiram esses objetivos”, explica a secretária.
Outros eventos
Além do Brito Ride, outros eventos esportivos reuniram atletas de vários estados em Sergipe, como o Brasileiro de Seleções de Basquete de Base, Regional Nordeste 1 - Sub 16, feminino, o 46º Campeonato Regional Nordeste de Regata e o Experience Top Vôlei Calu.
O Brasileiro de Seleções de Basquete de Base reuniu mais de 30 atletas das seleções de Sergipe, Bahia e Alagoas, no ginásio do Colégio Arqui, na Farolândia, em Aracaju, no sábado e no domingo.
Já o 46° Campeonato Regional Nordeste de Regata, aconteceu no Iate Clube de Aracaju, reunindo velejadores de todo o Nordeste para competir em águas sergipanas.
E o Experience Top Vôlei Calu teve mais de 100 atletas inscritos para a segunda edição desse evento, que se firma como uma referência para os amantes do voleibol. O evento reuniu atletas amadores de vôlei para competir nas categorias dupla feminina, dupla masculina, dupla mista e quarteto misto. Os jogos aconteceram na Arena Calu, em Aracaju, e foram mais de 150 jogos, no último final de semana.
A Federação Sergipana de Boxe também reuniu centenas de pessoas no Cotinguiba Esporte Club, em Aracaju, para um aulão de boxe, que atraiu mais praticantes para a modalidade.