Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Praia 2024 acontecerão de 19 a 26 de agosto, prometendo uma celebração memorável do esporte universitário no estado do Rio de Janeiro. O evento reunirá atletas de universidades de todo o país para competir em 12 modalidades distintas, incluindo basquete 3×3, beach handball, beach soccer, beach wrestling, beach tennis, skate, vôlei de praia, vôlei 4x4 misto, futevôlei, futmesa, surf e cross training. Os JUBs Praia 2024 destacam a diversidade e a inclusão no esporte universitário.
O coordenador de esportes da Universidade Tiradentes (Unit), Walter Thiessen, falou sobre a expectativa para esta edição do evento. ‘’Estamos indo com 60 alunos, participando das 12 modalidades do JUBs Praia. As modalidades coletivas têm treinado constantemente para alcançar os melhores resultados, o beach soccer e o beach handball são as nossas maiores esperanças de medalhas. O wrestling e beach tennis têm treinado muito também, então, a preparação de forma geral dos 60 atletas está muito boa. Vamos ter pela primeira vez representantes da Unit no surf, que também tem uma chance muito grande’’, disse Walter.
Randy Nascimento é coordenador de esportes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e também espera conquistar muitos títulos no JUBS Praia. ‘’Somos 32 atletas competindo no basquete 3x3, beach handball, wrestling, cross training e vôlei de praia, além do skate. Em 2023, a UFS conquistou o ouro no bicampeonato no League of Legends, com a equipe de LOL, xadrez feminino, a prata no peso-leve do jiu-jitsu e no karatê kumite e basquetebol com a equipe masculina. O bronze foi no peso-pesado do judô, wrestling, clash Royale, karatê kumite e jiu-jitsu’’, detalhou o coordenador.
2024
Esta edição dos JUBs Praia visa promover o esporte universitário e proporcionar uma plataforma para que os atletas demonstrem suas habilidades a nível nacional. A edição de 2023 ocorreu em São Luís, capital do Maranhão. Além disso, na semana seguinte ao evento, também acontecerão os primeiros Jogos Mundiais Universitários de Praia, um importante evento internacional de esportes universitários de praia aqui no Brasil.
Maurício Kolming de Souza, 24 anos, atleta do basquete da UFS, já é um veterano no JUBs. Ele participou de cinco edições do JUBs gerais, dois JUBs praia e um JUBs atléticas. ‘’Tenho treinado bastante desde que voltei da edição do ano passado, onde perdemos por 1 ponto numa final antecipada contra o time campeão daquela edição e atual campeão panamericano universitário do basquete 3X3. Esse ano a gente quer voltar com a medalha e trazer esse título para a universidade e para Sergipe’’, revelou o capitão do time de basquete 3X3.
Mateus Freire, atleta de wrestling da Unit, participará pela terceira vez no JUBs, no beach wrestling. ‘’Já ganhei a prata e o bronze em edições anteriores e agora a meta é correr atrás para garantir o ouro e trazer para o nosso estado’’, planejou o atleta.
Aptidão Física
A preparação física é uma etapa fundamental para garantir o sucesso e a saúde dos atletas. Um programa de treinamento bem estruturado, aliado à realização do exame de aptidão física, maximiza o desempenho e minimiza os riscos. Desta forma, os atletas podem competir em seu melhor nível, com segurança e eficiência, contribuindo para o sucesso dos Jogos e promovendo o desenvolvimento esportivo no ambiente acadêmico.
O Prof. Dr. Mário Adriano dos Santos é chefe do Departamento de Medicina e coordenador do Curso de Medicina da UFS e realizou a avaliação de mais de 170 atletas que participarão do JEBs e do JUBs Praia. Esta ação de extrema relevância é a segunda dessa natureza, uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe, por meio do Departamento de Medicina e a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel).
Participaram da avaliação 44 discentes do ciclo clínico do Curso de Medicina da UFS - Campus Aracaju, coordenados e supervisionados pelo professor Mário. ‘’As avaliações pré-evento esportivas são fundamentais para identificar condições médicas subjacentes, que possam representar riscos aos atletas durante a prática esportiva. Elas previnem complicações graves, incluindo o risco de morte súbita associada a doenças cardiovasculares’’, elucidou Mário.
Todos os atletas participaram de uma triagem prévia, que incluiu uma anamnese voltada para a prática esportiva, abrangendo queixas, tolerância ao esforço, antecedentes pessoais e histórico familiar, essenciais para a detecção de condições de risco. Posteriormente, foram realizados exames físicos, incluindo a medição de sinais vitais e a ausculta cardíaca e respiratória antes e após o esforço físico. Em alguns casos, foi realizado o registro eletrocardiográfico no local. Atletas com alterações significativas foram encaminhados para investigação complementar.
Acompanhamento
A preparação de um atleta vai muito além do treinamento físico e das habilidades técnicas. Quando se trata de participar de campeonatos, especialmente aqueles realizados fora do estado de origem, o acompanhamento nutricional e psicológico se torna essencial para garantir o melhor desempenho e bem-estar dos jovens atletas. Os atletas dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) tiveram a oportunidade pela primeira vez de tirar dúvidas com profissionais da área, em um evento promovido pela Seel e a Universidade Tiradentes.
Marcos Nascimento, nutricionista clínico e esportivo e professor universitário, explicou a relevância do acompanhamento nutricional. ‘’A nutrição costuma ser muito negligenciada ainda no meio esportivo. Os jovens estão numa fase de maior autonomia, então eles não dependem mais tanto dos pais para as escolhas e a alimentação. É muito importante que a gente consiga inserir a nutrição esportiva na vida deles’’, disse Marcos.
Cléberson Costa, psicólogo da área esportiva e professor universitário, também participou do evento. ‘’Ficamos felizes com a oportunidade de estar participando do evento. Estamos vivendo agora um momento olímpico e estamos conseguindo evidenciar em diversos relatos esse acompanhamento por parte de atletas, de confederações, de equipes esportivas, como uma parte continuada da preparação mesmo. Então, os nossos atletas estão tendo a oportunidade de entender o que é realmente uma preparação. Não somente na parte física, nem técnica, nem tática, no seu esporte em específico, mas também preparando o psicológico de forma continuada. Então, eu tenho certeza de que esse é o ponto de partida para que a gente consiga implementar de fato a psicologia, assim como a nutrição esportiva, na preparação dos nossos atletas aqui do time Sergipe’, declarou o psicólogo.
Os diretores de esporte da Seel, Flávio Oliveira e Ulisses Máximo destacam o apoio do governo aos atletas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e enfatizam a importância desses eventos para o desenvolvimento do esporte no país. ‘’O apoio governamental é fundamental para proporcionar condições adequadas para os atletas, incluindo financiamento, infraestrutura e programas de incentivo ao esporte educacional’’, disse Flávio. ‘’Além disso, queremos reforçar a necessidade de continuidade e ampliação desse apoio para garantir que os jovens talentos possam competir em alto nível e representar Sergipe em qualquer competição, nacional e internacional’’, completou Ulisses.