Notícias

Quarta-Feira, 26 de Junho de 2024 às 12:30:00
Atletas sergipanos se destacam em competições nacionais e internacionais de alto rendimento
Com apoio do Governo do Estado, atletas têm conquistado medalhas em diversas modalidades e vagas nas Olimpíadas

Sergipe tem se destacado no cenário esportivo nacional e internacional em diversas modalidades, alcançando conquistas significativas em competições de alto rendimento, inclusive com a conquista de vagas para participar das Olimpíadas de Paris. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), garante o suporte essencial para os atletas, com políticas e investimentos em infraestrutura esportiva, programas de incentivo e apoio financeiro para que possam competir fora do estado.

Exemplo do apoio e incentivo são as atletas da ginástica rítmica, que treinam no Ginásio Constâncio Vieira, enquanto aguardam a conclusão da reforma do Centro Nacional de Treinamento de Ginástica Rítmica. O ginásio foi cedido há cerca de 6 meses para que as atletas possam continuar os treinos e não prejudicar o desempenho nas competições. A equipe, que conta com a participação da sergipana Victória Borges, subiu ao pódio na Copa do Mundo, etapa Itália, conquistando a prata e garantindo a participação nas Olimpíadas de Paris 2024.

A atleta sergipana de vôlei de praia Duda Lisboa tem grandes expectativas para a competição em Paris. "Participar das Olimpíadas é sempre um momento de muita emoção e responsabilidade. Paris 2024 será especial, não apenas pela cidade incrível, mas também pela oportunidade de representar Sergipe e o Brasil em um palco tão grandioso. Temos trabalhado arduamente para estar no nosso melhor, e estou confiante de que, com dedicação e foco, podemos conquistar grandes resultados", comenta a atleta.

O paratleta do halterofilismo Ailton Bento, que treina na Escola de Esporte Gerivaldo Garcia, localizada no bairro Santos Dumont, é mais um atleta sergipano classificado para as Olimpíadas de Paris.  Além dessa conquista, Ailton faz parte da equipe de 21 paratletas que estão participando da segunda fase classificatória das Loterias Caixa de Halterofilismo a fim de garantir uma vaga no Campeonato Brasileiro de Halterofilismo, que acontecerá em dezembro.

Revelações no esporte

Cássio Oliveira, de 26 anos, conquistou o título inédito no Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico Elite 2024, é o primeiro sergipano campeão na categoria. “É um sonho conquistar esse título e ser ouro na elite do boxe. Eu, que não me imaginava nem saindo do meu bairro, já viajei para oito países diferentes e hoje sou o primeiro sergipano a conquistar o título. Há quatro anos eu subia no pódio com a medalha de bronze, acreditando que minha hora de ser campeão ia chegar. Por isso, intensifiquei meus treinos e me preparei muito bem para colocar Sergipe no lugar mais alto do pódio, só tenho a agradecer’’, comemora Cássio.

A sergipana Amanda Gomes e o estreante Lucas Alves, de 18 anos, também foram destaque no Brasileiro de Boxe, ambos conquistando medalha de bronze.

O jovem Cauã Felipe de Andrade Bispo, de apenas 15 anos, realizou outra conquista inédita para Sergipe: se classificou para as finais e conquistou uma vaga no maior Campeonato de CrossFit do Brasil (TCB), que acontecerá em setembro, na cidade de São Paulo.

A lutadora de MMA Eduarda Ronda, competidora peso-palha, é a primeira sergipana no Ultimate Fighting Championship (UFC). Recentemente esteve na cidade de Louisville, nos Estados Unidos, na disputa de mais um título na sua carreira. Ronda tem o apoio do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

Formação de novos atletas

Não só o alto rendimento tem enchido os sergipanos de orgulho, os alunos Antony Guilherme, Mikael Andrade e Victor Yuri, do Colégio Estadual Coelho e Campos, além dos estudantes Luiz Guilherme, Cleber Andrade e Cleiton Andrade, do Colégio Estadual Irmã Maria Clemência, ambos da rede pública estadual de ensino de Capela, foram classificados para a final do Campeonato Brasileiro de Karatê, que acontecerá no mês de novembro, em Recife (PE).

Eles retornaram da 5ª seletiva do Campeonato Brasileiro de Karatê, ocorrido em Manaus (AM) com uma medalha de ouro, duas de prata e três de bronze. Orientados pelo técnico e professor de educação física da rede estadual de ensino Klebert Moura dos Anjos, eles competiram com mais de 300 atletas de 17 estados brasileiros.

Essas conquistas são resultado de anos de treinamento árduo, apoio técnico de qualidade e o incentivo de programas estaduais de esportes que têm investido no desenvolvimento de jovens talentos. Com isso, Sergipe não só consolida sua presença no esporte, mas também inspira futuras gerações de atletas a perseguirem seus sonhos com determinação e coragem.