Faltam cerca de seis meses para a realização do IronMan BBA 70.3, que acontecerá em Aracaju, em 25 de novembro, e reunirá competidores de vários países e de todo Brasil. Os atletas que participarão têm adotado uma preparação intensa, que exige mais que treinamento físico rigoroso, mas, também, a aplicação de um estilo de vida voltado à excelência esportiva. Isso porque a prova é uma das competições mais desafiadoras do mundo. O circuito inclui 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21.1 km de corrida, testando os limites físicos e mentais dos participantes.
Para se preparar para o IronMan, os atletas seguem programas de treinamento intensos e detalhadamente planejados, que podem durar de seis meses a um ano. O treinamento é composto por várias sessões semanais de natação - que incluem treinamentos em piscinas e águas abertas para melhorar a técnica e a resistência -, ciclismo - que consiste em longos percursos em diferentes tipos de terreno para simular as condições da prova e a corrida de longas distâncias -, além de exercícios de força e flexibilidade.
O atleta George Silveira teve seu primeiro contato com as três modalidades do triathlon em 2022 e em agosto do mesmo ano participou do primeiro Ironman 70.3, na cidade de Maceió. Depois disso não parou mais e intensificou os treinos para continuar competindo. Recentemente, viajou para Florianópolis para mais uma fase do Ironman 70.3. “Em novembro teremos o nosso primeiro Ironman 70.3 Aracaju e confesso uma coisa: nunca tem fim! E, com certeza, outros desafios virão logo em breve”, conta George.
Outros triatletas também se preparam para a competição. Os treinos são realizados em pontos do percurso original, como os cartões-postais da Orla Pôr do Sol e Orla da Atalaia. No último final de semana, 80 triatletas entre homens e mulheres participaram da simulação das provas.
Participar de um Ironman requer um equilíbrio cuidadoso entre a vida pessoal, profissional e os treinos. Atletas frequentemente ajustam suas rotinas diárias para incluir sessões de treinamento, muitas vezes acordando cedo ou treinando tarde da noite. O apoio da família e amigos é essencial para manter a motivação e o foco durante os meses de preparação. Muitos filhos, esposas e maridos se sentem inspirados a adotar um estilo de vida mais saudável e a se envolverem em atividades físicas, promovendo um ambiente familiar mais ativo e unido.
Com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria do Estado de Esporte e Lazer (Seel), a estreia no calendário 2024 de provas do circuito Itaú BBA Ironman 70.3 no país da ‘pequena notável do Nordeste’, como é popularmente conhecida a capital do menor estado brasileiro, será no dia 24 de novembro. A etapa se junta aos outros quatro eventos já programados nas cidades de Florianópolis (14/04), Rio de Janeiro (23/06), Fortaleza (25/08) e São Paulo (22/09). As inscrições já estão disponíveis, no site.
Programação completa no link.