O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), incentiva a participação dos atletas das escolas de esportes em eventos estaduais e nacionais. Neste sábado, 11, jovens atletas das escolas Professor Kardec e Gerivaldo Garcia estão participando de eventos estaduais que estimulam a competição saudável, a troca de experiências e o desenvolvimento da modalidade.
O V Intercâmbio de Judô da Escola Professor Kardec, no bairro Santa Maria, reuniu cerca de 80 atletas das duas escolas e atletas convidados, promovendo a interação entre os professores e atletas do estado. O evento contou com a participação da Liga Sergipana de Judô e da Liga Nacional de Judô. O professor Batatinha, organizador do evento, explica que a competição não foi o único objetivo da ação.
“Imaginem um menino ou menina que tem na sua frente cerca de 80 atletas e sete professores, sete atletas faixa preta, que podem pegar no quimono e fazer a troca de experiência, combate, situação real do judô. Isso só vai fazer com que ele aumente o seu nível técnico, que ele observe os erros e quando ele for para sua equipe, com o seu professor, ele possa corrigir esses erros, porque um dos objetivos do judô também é a autoavaliação. Então, o intercâmbio tem a proposta metodológica de oferecer a troca de experiências entre os alunos das escolas de esportes e outros atletas do estado”, afirma o professor.
Tênis de Mesa
Onze atletas da escola Professor Kardec também participam da primeira etapa do Circuito Sergipano de Tênis de Mesa, realizada na quadra de uma escola particular na capital.
A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, fala sobre a importância desses eventos para o desenvolvimento dos atletas e das modalidades. “São campeonatos estaduais que estimulam e preparam esses jovens para a participação em futuras competições nacionais, por isso fazemos questão que os nossos atletas participem desses eventos. Também são oportunidades de interação com outros atletas, troca de experiências e desenvolvimento na modalidade”, declara a secretária.