A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) reuniu representantes de todas as federações esportivas do Brasil no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju, na noite da terça-feira, 21. O evento contou com mais de 3 mil participantes, entre estudantes-atletas, técnicos, dirigentes e convidados especiais, celebrando a integração e o espírito esportivo que permeia o país.
A secretária da Seel, Mariana Dantas, deu início à cerimônia com um discurso inspirador, destacando a importância do esporte na formação dos jovens e no desenvolvimento social. "Os Jogos Escolares são mais do que uma competição, são uma oportunidade de promover valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe. O evento representa o futuro do nosso esporte", afirmou.
A realização dos Jogos Escolares Brasileiros é fruto da parceria entre o Ministério do Esporte, Governo Federal, Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Universidade Tiradentes (Unit) e as federações esportivas, com o apoio das secretarias de educação e esporte dos estados e municípios participantes.
Desfile dos atletas
As federações esportivas nas modalidades participantes na etapa de Aracaju, como tênis de mesa, karatê, atletismo, xadrez e wrestling, estiveram presentes, demonstrando a colaboração entre as entidades esportivas do país. Na abertura os atletas apresentaram uma demonstração de suas respectivas modalidades, atraindo a atenção do público e incentivando a prática esportiva entre os jovens. Destaque para a federação do Rio Grande do Sul que, apesar das enchentes no estado, conseguiu trazer sete representantes para disputar o karatê e dois atletas do wrestling.
Além das apresentações esportivas, a cerimônia contou com shows musicais e culturais que celebraram a diversidade e a riqueza cultural de Sergipe. Grupos folclóricos e artistas locais se apresentaram, proporcionando um espetáculo emocionante e cheio de energia.
Nesta edição, foi realizada a entrega da Comenda ‘Cruz Mitidieri’, criada pela CBDE para homenagear aqueles que trabalharam em prol do esporte escolar. O governador Fábio Mitidieri foi o homenageado da noite, como reconhecimento pelo trabalho quando ainda era deputado federal e criou a lei do Dia Nacional do Esporte Escolar, sendo a primeira personalidade agraciada com a comenda.
JEB’s em números
Os Jeb’s 2024 em Aracaju contaram com a participação de mais de 1.800 atletas de todos os estados brasileiros, sendo 1.008 meninos e 794 meninas, além de 279 professores, 133 árbitros e 92 membros do Comitê Central Organizador (CCO). As competições acontecem até a próxima quinta-feira, 23, promovendo um intercâmbio cultural e esportivo entre os jovens.
O evento também apresentou um potencial significativo para gerar empregos e movimentar a economia local, criando oportunidades em diversas áreas, desde a organização e operação, até o suporte ao turismo e ao comércio local. De acordo com o presidente da CBDE, Antônio Hora, aqui em Aracaju, foram gerados mais de 70 empregos para a realização do Jeb's.
Os Jogos Escolares Brasileiros categoria Sub 18, a mais tradicional e mais relevante competição de base nacional, funciona como seletiva para a participação na Olimpíadas Mundiais Escolares, chamada oficialmente como ISF Bahrain Gymnasiade 2024, organizada pela Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF) e que será realizada em outubro deste ano, no Bahrein.