Visando contribuir com a política de ações de prevenção e mitigação de desastres em Sergipe, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) e da Subsecretaria Estadual de Proteção e Defesa Civil (SPDEC), participará da programação da Semana Nacional de Redução de Desastres 2025. As atividades serão realizadas em três etapas, contemplando palestras, simulados e ações educativas voltadas à conscientização da sociedade e ao aprimoramento da atuação integrada entre os órgãos de resposta.
O secretário da Sedurbi, Luiz Roberto Dantas, destaca a atenção da gestão estadual. “O Governo do Estado vem fortalecendo as ações da Defesa Civil de diversas maneiras, a exemplo de seminários, cursos e capacitações voltadas às coordenadorias municipais, com o objetivo de ampliar a capacidade de promoção, preparação, mitigação, resposta e restabelecimento diante de situações de desastre, garantindo, assim, a integridade e a segurança da população”, ressalta.
A primeira etapa acontece nesta sexta-feira, dia 10, às 8h30, no Paço Municipal de São Cristóvão, em celebração aos 25 anos da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. A convite da SPDEC, a especialista em emergências do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Dra. Isabele Vilwock Bachtold, ministrará a palestra 'Proteção de Crianças e Adolescentes em Contextos de Desastres'.
Já a segunda etapa será realizada na próxima quinta-feira, 16, em parceria com a Energisa, a partir das 8h, na avenida Augusto Maynard, bairro São José, em Aracaju. A ação consiste em um simulado de queda de árvore energizada em via pública com vítimas, e contará com a participação da SPDEC, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), Polícia Militar, Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Aracaju, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT/Aju) e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
O subsecretário estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Queiroz, ressalta a relevância dessa etapa. “O simulado objetiva reforçar o alinhamento e ampliar o entrosamento entre os órgãos envolvidos em ocorrências com queda de árvores na rede elétrica, assegurando respostas ágeis e com o menor impacto possível à população, além de aprimorar as técnicas dos profissionais que atuam nesse tipo de situação”, explica.
Encerrando a programação, a terceira etapa ocorrerá entre os dias 29 e 31 de outubro, no município de Canindé de São Francisco, no alto sertão sergipano. Em parceria com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), serão realizadas palestras educativas em escolas públicas locais, nos dias 29 e 30, abordando o plano de evacuação da usina. No dia 31, a partir das 8h30, ocorrerá um simulado de mesa com teste de sirenes.