A Ouvidoria do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem se destacado pela eficiência na resolução das demandas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre janeiro e setembro de 2024, a Ouvidoria recebeu 904 manifestações, das quais 772 foram solucionadas, resultando em um índice de 85% de resolutividade.
O serviço tem como principal objetivo fortalecer a relação entre a unidade hospitalar e os pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde, acolhendo as manifestações recebidas presencialmente ou por meios digitais. A Ouvidoria sistematiza essas demandas, gerando indicadores que servem de base para decisões estratégicas na gestão da saúde. “Além das solicitações, recebemos muitos elogios direcionados aos profissionais da unidade. Cada mensagem de carinho fortalece a missão do Huse de promover a saúde de forma integral”, afirmou a ouvidora Rosa Malena Santos.
A Ouvidoria funciona nos dois turnos com uma equipe composta por uma psicóloga e cinco auxiliares administrativos, sendo um canal de comunicação acessível para a população. O cidadão pode manifestar suas necessidades de forma presencial, por telefone ou por e-mail, com as demandas sendo analisadas e encaminhadas aos setores competentes. A aposentada Maria de Fátima Silva, de 68 anos, internada no Huse para tratar de uma apendicite, fez questão de usar a Ouvidoria para expressar seu agradecimento pelo atendimento recebido. “Estou sendo bem cuidada por toda a equipe, desde os médicos até os enfermeiros. Os medicamentos são ministrados na hora certa, a alimentação é boa, tanto para mim quanto para meu acompanhante. Se tudo correr bem, terei alta em breve”, relatou.
A ouvidora Rosa Malena acredita que o aumento na resolutividade das demandas reflete a gestão eficiente e o atendimento humanizado, pilares que norteiam o trabalho da Ouvidoria. “O atendimento humanizado é prioridade e estamos sempre buscando melhorar a qualidade dos serviços prestados. Recebemos pacientes de todos os municípios de Sergipe e de estados vizinhos, o que torna nosso compromisso com a excelência ainda mais relevante”, detalhou a psicóloga. Para realizar uma manifestação na Ouvidoria do Huse, os interessados podem se dirigir à sala do setor, fazer contato pelo telefone (79) 3216-2646, ou pelo e-mail ouvidoriahuse@fhs.saude.se.gov.br. Todas as demandas são analisadas e, quando necessário, encaminhadas aos gestores responsáveis para providências.
A Ouvidoria do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem se destacado pela eficiência na resolução das demandas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre janeiro e setembro de 2024, a Ouvidoria recebeu 904 manifestações, das quais 772 foram solucionadas, resultando em um índice de 85% de resolutividade.
O serviço tem como principal objetivo fortalecer a relação entre a unidade hospitalar e os pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde, acolhendo as manifestações recebidas presencialmente ou por meios digitais. A Ouvidoria sistematiza essas demandas, gerando indicadores que servem de base para decisões estratégicas na gestão da saúde. “Além das solicitações, recebemos muitos elogios direcionados aos profissionais da unidade. Cada mensagem de carinho fortalece a missão do Huse de promover a saúde de forma integral”, afirmou a ouvidora Rosa Malena Santos.
A Ouvidoria funciona nos dois turnos com uma equipe composta por uma psicóloga e cinco auxiliares administrativos, sendo um canal de comunicação acessível para a população. O cidadão pode manifestar suas necessidades de forma presencial, por telefone ou por e-mail, com as demandas sendo analisadas e encaminhadas aos setores competentes. A aposentada Maria de Fátima Silva, de 68 anos, internada no Huse para tratar de uma apendicite, fez questão de usar a Ouvidoria para expressar seu agradecimento pelo atendimento recebido. “Estou sendo bem cuidada por toda a equipe, desde os médicos até os enfermeiros. Os medicamentos são ministrados na hora certa, a alimentação é boa, tanto para mim quanto para meu acompanhante. Se tudo correr bem, terei alta em breve”, relatou.
A ouvidora Rosa Malena acredita que o aumento na resolutividade das demandas reflete a gestão eficiente e o atendimento humanizado, pilares que norteiam o trabalho da Ouvidoria. “O atendimento humanizado é prioridade e estamos sempre buscando melhorar a qualidade dos serviços prestados. Recebemos pacientes de todos os municípios de Sergipe e de estados vizinhos, o que torna nosso compromisso com a excelência ainda mais relevante”, detalhou a psicóloga. Para realizar uma manifestação na Ouvidoria do Huse, os interessados podem se dirigir à sala do setor, fazer contato pelo telefone (79) 3216-2646, ou pelo e-mail ouvidoriahuse@fhs.saude.se.gov.br. Todas as demandas são analisadas e, quando necessário, encaminhadas aos gestores responsáveis para providências.