Para fomentar o empreendedorismo e a inovação entre jovens estudantes, o Sergipe Parque Tecnológico - SergipeTec realizou o primeiro Hackathon MelhorAI destinado a estudantes do ensino médio, técnico e superior das redes pública e privada de Sergipe. Entre os dias 24 e 26 de outubro, o evento incentivou jovens na criação de soluções inovadoras para transformar a educação em Sergipe.
Entre os propósitos da iniciativa, destacam-se o incentivo à inclusão social e a diversidade por meio da tecnologia, a promoção de conexões entre estudantes, mentores e profissionais, assim como o estímulo à criação de projetos relevantes para pré e incubação no SergipeTec. Os temas abordados foram: acesso à educação de qualidade, tecnologias educacionais, inclusão social, diversidade e habilidades do século XXI.
“O Hackathon é uma maratona de inovação que serve para criar soluções inovadoras para problemas que já existem. A intenção do SergipeTec em proporcionar a realização deste evento é para que a comunidade que participa das ações do parque possa usar todo o conhecimento e recursos que proporcionamos e, assim, poder incentivar e criar soluções inovadores para os problemas da própria comunidade”, ressaltou o professor e organizador do evento, Márcio Melo.
O gestor de Inovação do SergipeTec, Vitor Vaz, informou que esse foi o primeiro Hackathon 100% realizado pelo SergipeTec. “Isso é muito importante porque consolida nossas ações dentro da área de inovação do parque e contribui também para chamar a comunidade de estudantes de nível médio e superior para trazer suas soluções tecnológicas. O SergipeTec tem todo compromisso com os estudantes, para contribuir com o desenvolvimento de empresas na área de tecnologia”, afirmou.
O Hackathon possui como público-alvo estudantes do ensino médio, técnico e superior da rede pública e privada de Sergipe e possui como objetivo a capacitação de 100 jovens, a criação de redes de colaboração e portfólio de projetos com impacto educacional.
Segundo a estudante Lorena da Conceição, o Hackathon contribui para o desenvolvimento de cada um dos participantes que interagem sobre os projetos que irão desenvolver. "Com a realização deste evento no SergipeTec, nós vamos aprender a criar soluções inovadoras através da tecnologia", ressaltou a estudante.
Premiação
Os projetos vencedores foram: EdLia, Anota Deck, Reforça +, Cifra.IA e Hotel Escola. A premiação consiste na pré-incubação dessas soluções tecnológicas pelo período de 1 ano no Sergipe Parque Tecnológico. Além das equipes vencedoras, foram criadas no Hackathon MelhorAI deste ano os seguintes projetos: Proknow3rs, Game Key, Despertar do Saber, Pixellab, Horta Escolar, Q.B Tech e Lykeon.
Para fomentar o empreendedorismo e a inovação entre jovens estudantes, o Sergipe Parque Tecnológico - SergipeTec realizou o primeiro Hackathon MelhorAI destinado a estudantes do ensino médio, técnico e superior das redes pública e privada de Sergipe. Entre os dias 24 e 26 de outubro, o evento incentivou jovens na criação de soluções inovadoras para transformar a educação em Sergipe.
Entre os propósitos da iniciativa, destacam-se o incentivo à inclusão social e a diversidade por meio da tecnologia, a promoção de conexões entre estudantes, mentores e profissionais, assim como o estímulo à criação de projetos relevantes para pré e incubação no SergipeTec. Os temas abordados foram: acesso à educação de qualidade, tecnologias educacionais, inclusão social, diversidade e habilidades do século XXI.
“O Hackathon é uma maratona de inovação que serve para criar soluções inovadoras para problemas que já existem. A intenção do SergipeTec em proporcionar a realização deste evento é para que a comunidade que participa das ações do parque possa usar todo o conhecimento e recursos que proporcionamos e, assim, poder incentivar e criar soluções inovadores para os problemas da própria comunidade”, ressaltou o professor e organizador do evento, Márcio Melo.
O gestor de Inovação do SergipeTec, Vitor Vaz, informou que esse foi o primeiro Hackathon 100% realizado pelo SergipeTec. “Isso é muito importante porque consolida nossas ações dentro da área de inovação do parque e contribui também para chamar a comunidade de estudantes de nível médio e superior para trazer suas soluções tecnológicas. O SergipeTec tem todo compromisso com os estudantes, para contribuir com o desenvolvimento de empresas na área de tecnologia”, afirmou.
O Hackathon possui como público-alvo estudantes do ensino médio, técnico e superior da rede pública e privada de Sergipe e possui como objetivo a capacitação de 100 jovens, a criação de redes de colaboração e portfólio de projetos com impacto educacional.
Segundo a estudante Lorena da Conceição, o Hackathon contribui para o desenvolvimento de cada um dos participantes que interagem sobre os projetos que irão desenvolver. "Com a realização deste evento no SergipeTec, nós vamos aprender a criar soluções inovadoras através da tecnologia", ressaltou a estudante.
Premiação
Os projetos vencedores foram: EdLia, Anota Deck, Reforça +, Cifra.IA e Hotel Escola. A premiação consiste na pré-incubação dessas soluções tecnológicas pelo período de 1 ano no Sergipe Parque Tecnológico. Além das equipes vencedoras, foram criadas no Hackathon MelhorAI deste ano os seguintes projetos: Proknow3rs, Game Key, Despertar do Saber, Pixellab, Horta Escolar, Q.B Tech e Lykeon.